Lucas Souza Publicidade

10 de abr de 20173 min

EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO palavra que vem do latim “educare”, com significado conduzir para fora ou direcionar para fora, num âmbito mais elevado constitui-se em hábitos de cortesia, delicadeza e civilidade, no qual todo ser humano tem a capacidade de viver e interagir socialmente. Esta definição tem conjuntura nas ações realizadas, vividas e enraizadas ao longo de nossa existência, por meio de experiências vivenciadas em relação ao outro como forma de influencias seus atos tendo como proposito a plena capacidade de transformar a própria realidade. A educação a qual queremos hoje exige intencionalidade e recusa o espontaneísmo na ação.

A educação como ferramenta evolutiva beneficia um espírito desarmado, disposto a reconstruir e abrir caminhos à força da imaginação; visando novas direções que privilegiam uma cultura voltada para a autonomia dos educandos, a transversalidade dos conteúdos, alteridade, a cidadania, a comunicabilidade e a integridade do ser humano através de conhecimentos, habilidades e atitudes comportamentais para a formação do individuo, aliando teoria e prática do saber e o fazer junto ao pensamento crítico, criativo, flexível, com capacidade de resolução de problemas, a inteligência coletiva e a construção de conhecimento continuo e permanente.

Diante do exposto a educação brasileira abrange um novo patamar. A base nacional comum surge como norteador do ensino nas escolas de educação básica, visando à orientação e elaboração do currículo específico de cada escola, sem desconsiderar as particularidades metodológicas, sociais e regionais de cada uma. Isto significa que o principal objetivo de aprendizagem da base é determinar o que cada aluno deve saber. Por exemplo: “o que se deve aprender de matemática em cada ano, como e quando se deve usar as quatros operações, como deve ser o desenvolvimento das ciências naturais”

O direito de aprendizagens sinalizado na base visa à melhoria da qualidade da educação em suas diversas modalidades. E para que isto aconteça faz necessário um aprofundamento dos conteúdos mínimos com o uso das tecnologias digitais de comunicação de maneira crítica e a valorização da diversidade dos indivíduos. que fazem parte do ensino público gratuito obrigatório em todo o país. Direciona o sistema de ensino, ressaltando que o melhor método requer um processo de saberes contextualizado na formação humana de modo integral tendo em vista o conjunto de princípios e valores preponderante nas relações sociais e culturais do ser em suas peculiaridades.

Lembrando que a Base Nacional Comum prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), que entrou em vigor em 2014. É quem definir, os “objetivos de aprendizagem” a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas de educação infantil e ensino fundamental como norteador de práticas pedagógicas catalizadoras na arte de qualificar o processo educativo, vinculando suas práticas à função social observando seus anseios, com valorização e construção do espaço coletivo, do tempo e da gestão escolar como processo eficaz no elencar da qualidade do ensino e na aquisição da aprendizagem.

Isto implica numa ação pedagógica como instância mediadora que estabelece a relação da reciprocidade entre individuo e sociedade, associada a um saber intrinsecamente ligado ao compromisso de transformação pessoal, de critica e da cultura. Nesse sentido o profissional da área educacional deve ser um sujeito crítico, reflexivo, capaz de compreender o contexto social, econômico e político em que vive, tendo em mente que ele é um indivíduo capaz de ter uma visão do todo. Cabendo ao docente desempenhar seu papel de mediador possibilitando ao aprendiz o desenvolvimento de suas capacidades e habilidades intelectuais e mentais, através do pensamento crítico, criativo e reflexivo num processo de ampliação de saberes, integrando aos mais altos níveis do conhecimento, no qual transformem suas experiências em abordagem construtivista voltada para a inserção social participativa.

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