Anistia para Caixa 2 é barrada após deputados denunciarem acordão.
top of page

Anistia para Caixa 2 é barrada após deputados denunciarem acordão.

Estava tudo num script perfeito: sob o pretexto de aumentar o rigor contra os crimes de Caixa 2, os líderes dos partidos do governo colocaram em pauta nesta segunda-feira (19) o PL 1210/2007, que estava engavetado há nove anos, e tem efeito inverso: o de anistiar os crimes de Caixa 2 cometidos em eleições anteriores. Numa sessão noturna em pleno período eleitoral, com apenas 291 deputados na casa, o acordão foi barrado através da denúncia de deputados da oposição, como Jorge Solla (PT-BA).

“É uma sessão esvaziada, convocada de última hora, que tem um único objetivo, votar a matéria do acordo do golpe, que foi o de blindar todos os partidos que apoiaram o golpe. É o projeto que vai dar base legal dos golpistas que derrubaram a presidente Dilma. É o projeto da blindagem à corrupção. Sob o argumento de criminalizar o caixa 2 daqui pra frente, o que eles querem é apagar a corrupção do passado, tirar a pena de todos os golpistas. Na calada da noite estão querendo atropelar o eleitor brasileiro”, disse Solla.

O deputado que liderou a rebelião contra a manobra, Miro Teixeira (REDE-RJ) elogiou a postura de Solla. “Fiquei muito contente agora de ouvir o PT. Porque diziam que o PT estava nessa armação. Graças a Deus não está”, disse.

A bancada do PT se reuniu após o pronunciamento de Solla para retirar uma posição sobre o assunto e decidiu, por ampla maioria, pedir a retirada de pauta do projeto, decisão que foi tomada pelo presidente da Mesa na sessão, deputado Beto Mansur (PRB-SP).

bottom of page