Aprovação do Governo Cafu Barreto é de 81,9%, aponta pesquisa.

Intenção de voto para 2016 confirma que o prefeito de Ibititá tem larga vantagem em relação aos adversários. Confira todos os detalhes!






Daniel Pinto

De acordo com pesquisa de opinião e intenção de voto realizada pela Consultoria, Seleção e Levantamento de Dados (Consulte) no município de Ibititá, norte do estado, a gestão Cafu Barreto foi avaliada como ótima ou boa por 54,5% dos entrevistados e como regular por 27,4%, o que gera um índice de aprovação de 81,9%. A pesquisa – registrada na Justiça Eleitoral sob o número 57561/2015 – foi a primeira de uma série financiada pelo próprio instituto, que vai abranger diversas cidades e tem como objetivo a promoção da empresa na Região de Irecê. O estudo também apontou que 68,8% dos entrevistados aprovam a “forma como o prefeito administra” a cidade. Num comparativo com a gestão anterior, 76,1% afirmam que Ibititá “melhorou” nos aspectos que envolvem a prestação de serviço público.

Em relação à intenção de voto para eleição de 2016, o prefeito Cafu Barreto tem larga vantagem, tanto na pesquisa espontânea quanto na estimulada. Quando o nome do virtual candidato não é posto no questionário, ele aparece com 54,5%. O segundo colocado é o ex-prefeito Dr. Domingos, com 14,1%. Em terceiro surge o vereador Paulo Dourado, com 0,6%, seguido pelo ex-prefeito Dr. Chiquinho, com 0,2%. Uma análise simples mostra que a intenção de voto em Cafu Barreto é quase quatro vezes maior do que a soma de todos os possíveis adversários.

Paulo Dourado tem maior rejeição

O levantamento estimulado (com nomes à disposição dos eleitores) trouxe à tona três cenários possíveis: no confronto com o Dr. Domingos, Cafu Barreto figura com 58,4% das intenções de voto, enquanto o oponente marca 24,5%. Quando Paulo Dourado é o adversário direto, o atual gestor amplia a vantagem para 68,2% e o adversário fica com apenas 9,5%. Com os três na disputa pela Prefeitura de Ibititá, Cafu tem 57,7% das intenções, Dr. Domingos 24,1% e Paulo cai para 2,0%.

Segundo o estudo, o atual chefe do Poder Executivo também possui a menor rejeição entre os virtuais candidatos: 16,1% disseram que não votariam em Cafu para prefeito. Dr. Domingos aparece com 30,4% e Paulo Dourado com assombrosos 60,6%.

Dados técnicos

A pesquisa, realizada no dia 30 de setembro, ouviu 520 pessoas na sede e zona rural e possui margem de erro de 3,5% pontos percentuais (para mais ou para menos).

Estatística responsável: Sueli das Graças Silva de Oliveira – Conre 8856.

Coordenação: Emanuel Batista da Rocha – Bacharel em Ciência Políticas pela UFBa.

#9 #apontapesquisa #AprovaçãodoGovernoCafuBarretoéde81

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP