ATIVIDADES QUE DETERMINAM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE
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ATIVIDADES QUE DETERMINAM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE

Aprendizagem significa ato ou efeito em aprender, ou seja, é um processo pelo qual toda pessoa desenvolve competências, habilidades, conhecimentos, comportamento e valores que são lapidados ao longo da existência com ou sem instrução, porém são resultados de diversos anos de estudos, formação, experiências passadas de geração em geração (de pai para filho), raciocínio lógico esquemático ou mental e observações de fatores que causam ou não rupturas na forma de ver, ouvir, sentir, agir diante de situações que exige tomada de decisão.

Na escola para obter um grau de conhecimento acima da média precisamos estabelecer relações entre pares e o meio, na qual se constitui o desenvolvimento pessoal, cujo fator essencial para tal fundamento é a orientação direcionada que favorece a motivação em ter vontade de aprender. Dentro dessa perspectiva, existem diversas formas de aprendizagem, seja ela, aprendizagem intelectual e cognitiva, significativa, organizacional, motora interpessoal, musical, entre outras como discorre vários autores como Jean Piaget, Vygotsky, Ausubel, Gardner. Todas elas têm sua relevância no aspecto aprendizagem. Assim, como os cinco sentidos, quando um deles tem comprometimento o outro compensa de maneira extraordinária.

O jogo como instrumento de aprendizagem colabora de modo positivo nas relações interpessoais, contribui para as relações sociais, não só por ser um exercício recreativo, de destreza e habilidades. Bem como instrumento pedagógico que pode absorver o participante de maneira intensa e total, mesmo existindo regras. Assim, defendo a idéia de que o jogo ajuda a desenvolver a criatividade da criança em seu desenvolvimento humano, facilitando sua aprendizagem.

Diante do exposto brincar de pular corda, jogos de quebra cabeça, caminhar sobre uma corda ou risco no chão, jogos de vídeo game, brincar de patins e bicicleta, trabalhos manuais com cerâmica, massas, argila, instrumentos musicais, práticas de dança. O educador deve propor atividades que desenvolva a memória visual como completar as figuras conforme o modelo, unir as artes para formar um todo, pedir que circulem as letras ou sílabas com lápis de cores diferente, bem como trabalhar com colunas, malha quadriculada, labirinto, pintura com tinta guache a dedo entre outros. Atividades que estimulem cor com associação de figuras e palavras. Uso de músicas, ritmos e rimas, poemas, Jogo de memória, trava línguas. Atividades com mimicas, xadrez, quebra cabeça  e desafios com cumprimento de tarefas.

São atividades que promovem o bem estar da criança no âmbito escolar e fora dela, por meio dessas tarefas a criança sente incluso no ambiente educativo, pois ela sente-se compreendido, em que suas atividades estão de acordo o seu entendimento o facilita a aquisição da aprendizagem significativa em diversos âmbitos. Assim, o vínculo dessas tarefas com a aprendizagem há significações contidas no ato de aprender, em que se articula saberes e fazeres dentro de um espaço lúdico atendendo o aprendente em suas necessidades específicas, acreditando no desenvolvimento e no potencial de cada um.

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