Bahia e Nordeste devem ter chuva forte nos próximos dias.


Uma frente fria se afasta do litoral da Bahia, mas com a passagem deste sistema, os ventos marítimos ganharam força na costa leste do Nordeste fazendo com que mais umidade se espalhe pela região. A chuva volumosa sobre o litoral e o interior de Alagoas e no interior de Pernambuco chamava a atenção na noite de quarta-feira, 14/4.


Medições do Cemaden


O Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), em 6 horas, entre 18h30 do dia 14 e 00h30 do dia 15, registrou chuva de 74,0 mm em Maceió/Antares, 73,8 mm em Matriz de Camaragibe/Hospital Municipal, 66,8 mm m Satuba, 64,7 m em São Luís do Quitunde, 62,1 mm em Paulo Jacinto. Em Pernambuco, 61,2 mm em Palmeirinha.


Salvador e Recife


As próximas 48 horas são de atenção para o aumento da chuva na RMS (Região Metropolitana de Salvador). A capital baiana sofreu com chuva volumosa na semana passada. Vários bairros ficaram alagados, com mais de 100 mm acumulados em 24 horas.


Após a passagem desta frente fria, áreas de instabilidade ganham força no litoral da Bahia e a chuva volta a ocorrer com moderada e persistente também na região de Salvador.


Em Recife, a chuva caiu com muita força no fim de semana passado causando grandes transtornos. Apenas em 24 horas, entre os dias 10 e 11 de abril, choveu quase 136 mm. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o total de chuva acumulado em Recife de 1 de abril até 9h do dia 14 foi de 343,0 mm, o que supera a média histórica para o mês que é de 290 mm.


Muita chuva sobre o Nordeste


Além do litoral da Bahia, os próximos dias serão com tempo bastante instável por quase todo o Nordeste. A previsão é de bastante nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e também nos estados de Sergipe e Alagoas. Pelo interior do Nordeste, várias dessas pancadas podem ocorrer com raios e eventualmente com ventos fortes. Há risco de chuva moderada a forte nesta quinta e também na sexta-feira nas capitais São Luís, Teresina, Fortaleza, Natal, João Pessoa, Recife, Maceió.


Até o próximo sábado, 17 de abril, o tempo fica seco, sem condições para chuva, apenas no oeste da Bahia e no Vale do São Francisco. Na região de Vitória da Conquista na sexta-feira e no fim de semana o tempo deve ficar seco.


Algumas pancadas de chuva são esperadas para o oeste norte da Bahia durante o domingo.

O Nordeste do Brasil foi um dos locais onde mais choveu nos últimos dias. Fortes pancadas de chuva provocadas por grandes nuvens foram observadas em vários estados. Em alguns locais, a chuva causou estragos, mas em outras molhou a terra com fartura e trouxe até o arco-íris.


Fonte: Climatempo


19 visualizações0 comentário