CAIXA DISPONIBILIZA SAQUE CALAMIDADE PARA MORADORES DE COARACI, IBICARAÍ E ITAJUÍPE (BA)


Trabalhadores residentes nas cidades podem enviar a documentação para liberação dos valores pelo aplicativo FGTS


Os trabalhadores residentes em Coaraci, Ibicaraí e Itajuípe, na Bahia, podem solicitar, a partir de quinta-feira (20/01), o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade. A liberação, decorrente das fortes chuvas na cidade, pode ser solicitada à CAIXA por meio do Aplicativo FGTS.


Os moradores das áreas afetadas, em Coaraci e Ibicaraí, conforme endereços identificados pela Defesa Civil Municipal, podem solicitar o saque até 28/03. Já os residentes em Itajuípe poderão solicitar até 12/04. É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.


A solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, opção Meus Saques, no celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.


Até o momento, 18 municípios da Bahia e de Minas Gerais foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade. Confira abaixo a lista completa:


-- Bahia: Canavieiras, Coaraci, Eunápolis, Gandu, Ibicaraí, Ilhéus, Itabela, Itabuna, Itajuípe, Itororó, Jiquiriçá, Medeiros Neto, Mundo Novo, Prado e Teixeira de Freitas.


-- Minas Gerais: Águas Formosas, Almenara e Machacalis.

Saque 100% digital -- App FGTS


O aplicativo está disponível para download gratuito nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.


Como solicitar o saque FGTS


Seguem orientações para o trabalhador que tiver direito ao saque por calamidade:


• Realizar o download do app FGTS e inserir as informações de cadastro; Ir na opção “Meus saques” e selecionar “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;


• Encaminhar os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;


• Selecionar a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;


• O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Informações sobre a documentação


• Carteira de Identidade — também são aceitos carteira de habilitação e passaporte;


• Comprovante de residência em nome do trabalhador: conta de luz, água ou outro documento recebido via correio, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade.


• Certidão de Casamento ou Escritura Pública de União Estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a).


Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da CAIXA ou entrar em contato com a CAIXA pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

 

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