Cerâmica garante trabalho e renda em comunidade rural de Barra.


Fonte: Central Notícia

Diversas famílias que vivem na comunidade de Passagem, zona rural do município de Barra, na região do Vale do São Francisco, fazem uso do solo (barro) para a a fabricação de cerâmicas artesanais.


O povoado que também fica bem próximo a Xique-Xique, a cerca de 15 quilômetros, reside aproximadamente 200 habitantes, que por meio uso do solo (barro) conseguem trabalho e renda para as famílias da comunidade. O grupo trabalha na fabricação de louças, xícaras, vasos e outros artigos artesanais a partir da argila.

odo o material produzido com muito cuidado e perfeição é vendido em feiras livre de Barra, Xique-Xique, Pilão Arcado e Sento Sé, de acordo com informações do blog xique-sampa.


A confecção de cerâmica é uma arte muito antiga, criada pelos povos da Pré-História quando teriam a finalidade para usos domésticos. Vários dos objetos que se modelavam serviam para conservar sementes e grãos, para o transporte e armazenamento de água e para cozinhar.


Além de serem comercializados em cidades da região, muitas pessoas se deslocam até a comunidade para adquirir os artigos.


16 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP