Coelba identifica ligações irregulares em fazendas produtoras de banana na região de Irecê.
top of page

Coelba identifica ligações irregulares em fazendas produtoras de banana na região de Irecê.


Em uma operação de combate ao furto de energia nas cidades de Ibititá, Ibipeba e Barro Alto, na região de Irecê, a Coelba identificou irregularidades em 19 fazendas produtoras de banana, 11 delas com fraudes identificadas. As unidades foram autuadas e desligadas.


Chamada de Operação Bananal, a ação inspecionou mais de 200 unidades consumidoras na região, a maioria com sistema de irrigação. A energia recuperada com a retirada das fraudes é suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências durante um mês.


O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.


Como denunciar


Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 0800 591 0857, o site www.coelba.com.br , e também através do e-mail neoenergia@canaldedenuncia.com.br


Orientação de segurança


Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.


Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e dos vizinhos.

A Coelba orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal, usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.


Fonte: Ascom - Coelba

 

bottom of page