Coelba identifica ligações irregulares em fazendas produtoras de banana na região de Irecê.


Em uma operação de combate ao furto de energia nas cidades de Ibititá, Ibipeba e Barro Alto, na região de Irecê, a Coelba identificou irregularidades em 19 fazendas produtoras de banana, 11 delas com fraudes identificadas. As unidades foram autuadas e desligadas.


Chamada de Operação Bananal, a ação inspecionou mais de 200 unidades consumidoras na região, a maioria com sistema de irrigação. A energia recuperada com a retirada das fraudes é suficiente para abastecer cerca de quatro mil residências durante um mês.


O furto de energia é crime, sujeito às penalidades do artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cuja pena pode alcançar até oito anos de reclusão. Além de representar riscos de acidentes graves à população.


Como denunciar


Para reduzir os riscos e o furto de energia, a Coelba mantém um programa constante de inspeções. A empresa tem canais de denúncia para casos de fraudes e furtos, por meio dos quais é possível passar as informações anonimamente, como o telefone 0800 591 0857, o site www.coelba.com.br , e também através do e-mail neoenergia@canaldedenuncia.com.br


Orientação de segurança


Quem faz ligações clandestinas ou, como são chamados popularmente, “gatos” corre o risco de sofrer acidentes graves, muitas vezes fatais, pois envolve a manipulação de circuitos energizados. Os técnicos da Coelba recebem horas de treinamentos específicos antes de atuar na rede elétrica.


Há também o risco de causar um curto-circuito que atinja a rede, podendo provocar o desligamento e a queima de equipamentos e eletrodomésticos da residência e dos vizinhos.

A Coelba orienta que todos podem reduzir o valor da conta de luz mensal, usando a energia elétrica de modo eficiente e evitando desperdícios, principalmente, na utilização de aparelhos, tais como ar condicionado, chuveiro, ferro de passar roupa, freezer, entre outros.


Fonte: Ascom - Coelba


36 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP