Comissão na Câmara aprova alerta de agrotóxicos em rótulos de alimentos.
top of page

Comissão na Câmara aprova alerta de agrotóxicos em rótulos de alimentos.

Um projeto de lei aprovado na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara de Deputados, nesta quarta-feira (21), prevê a obrigatoriedade da impressão, nas embalagens de alimentos que utilizam agrotóxicos no cultivo de seus ingredientes, de alerta sobre os danos à saúde do consumo destes pesticidas. A medida estabelece que o aviso seja similar ao adotado nas carteiras de cigarro, que estão em vigor desde 2002.

“Somos líderes mundiais: hoje cada brasileiro consome em média 7,3 litros de agrotóxicos por ano sem saber, sem ser avisado sobre os danos à sua saúde da ingestão destes venenos. Observem que nem entramos no mérito da proibição dos agrotóxicos – hoje 22 dos 50 dos mais empregados no Brasil estão banidos em outros países –, mas do direito de cada cidadão de saber o que está ingerindo, os malefícios à sua saúde e ter o poder de escolher se quer mesmo assim continuar a consumir”, destaca o autor da proposta, deputado Jorge Solla (PT-BA).

O Projeto de Lei 371/2015 – que tramita apensado ao 49/2015 e 461/2015 – agora segue para a apreciação na Comissão de Agricultura. Caso aprovado no colegiado, conclui a tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso a Comissão de Agricultura rejeite a matéria, ela precisará ser submetida ao plenário da Câmara.

Segundo dados da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), o Brasil registrou, entre 2007 e 2014, 34.147 casos de intoxicação por agrotóxico. Entre os problemas causados por esse tipo de intoxicação estão mal formação de feto, câncer, disfunção fisiológica, problemas cardíacos e neuronais.

bottom of page