Comunicado do Hospital Regional de Irecê.
top of page

Comunicado do Hospital Regional de Irecê.


Irecê, 06 de fevereiro de 2020


COMUNICADO


O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho vem a público alertar para a circulação, nas redes sociais, de informações falsas sobre uma suposta onda de demissões, perseguições aos profissionais e consequente interrupção no atendimento prestado aos pacientes. A direção da unidade esclarece que tais denúncias não condizem com a realidade dos fatos e que não há desligamentos em massa, perseguições de qualquer natureza nem paralisação dos serviços em saúde. O complexo hospitalar segue em pleno funcionamento, tanto na composição de seu quadro de profissionais quanto nos atendimentos realizados.


Entre as informações falsas em circulação, estão supostas reclamações acerca da falta de enfermeiros na Sala Vermelha durante o período noturno. O hospital esclarece que mesmo quando ocorre a ausência pontual de algum colaborador, por razões justificadas conforme a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Artigo 473), não existe desassistência, pois os setores são imediatamente atendidos por outros profissionais já escalados pela coordenação. A situação das escalas segue normalizada, havendo sempre as devidas substituições quando necessário. Portanto, a unidade reitera que são inverídicos os relatos de que setores do complexo estariam descobertos por falta de funcionários.


Quanto às denúncias de que pacientes estariam morrendo em virtude dessa desassistência, a própria Taxa de Mortalidade Institucional do hospital desmente tal informação. Os números comprovam que a assistência prestada pelo Hospital Regional de Irecê é uma das mais qualificadas da Bahia. Em 2019, por exemplo, a média da Taxa de Mortalidade Institucional ficou em 6,69%, índice menor que o estabelecido pela Secretaria de Saúde do Estado. Tal indicador ainda pode ser traduzido como uma Taxa de Sobrevivência da ordem de 93,31%, uma das melhores do Estado (Fonte: DIS/SESAB – RIPSA 2019).


Outro item que comprova a qualidade dos serviços prestados está na própria taxa de satisfação do usuário, realizada pela Pesquisa de Satisfação do Cliente (SAC), sempre com índice de aprovação em torno de 90%. Com 120 leitos e serviços de saúde para média e alta complexidade, o complexo hospitalar é referência para mais de 700 mil habitantes de 38 municípios e do Estado, ao receber pacientes de outras regiões da Bahia através da Central Estadual de Regulação.


Com relação também aos procedimentos de contratação e demissão, o hospital informa que os mesmos são regidos por protocolos e instruções de trabalho, com avaliações de desempenho periódicas, reservando-se à entidade o direito de demitir qualquer profissional que não esteja atendendo ou que deixou de atender as necessidades da instituição e do público assistido.


Através do seu departamento juridico, o Hospital Regional de Irecê já está tomando as medidas necessárias para combater tal circulação de informações falsas, difamatórias e caluniosas.


Atenciosamente,

Direção do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho.

 

bottom of page