Ex-jogador brasileiro pode apresentar recurso e também ser beneficiado por mecanismos previstos na legislação penal espanhola
Daniel Alves foi condenado a 4 anos e 6 meses de prisão por estupro de uma jovem de 24 anos no banheiro de uma boate em Barcelona, na Espanha, no dia 30 de dezembro de 2022. A sentença foi anunciada nesta quinta-feira, 22/2, pelo Tribunal de Barcelona.
Apesar da sentença, ex-jogador pode ser liberado da prisão antes de cumprir integralmente a pena, e a resolução definitiva do caso também pode ser prolongada, já que há possibilidade de recurso para ambas as partes –defesa e acusação.
De acordo com a decisão da 21ª Audiência de Barcelona, Daniel Alves recebeu uma sentença de quatro anos e seis meses de prisão, porém existem dispositivos na justiça espanhola que possibilitam a redução do tempo de detenção efetiva. Será também descontado da pena total o período de 13 meses em prisão preventiva que o jogador passou.
Progressão de pena
Daniel Alves poderá ser beneficiado pelo chamado “terceiro grau” após cumprir mais da metade de sua pena, o que pode ocorrer a partir do final de abril de 2025. Com essa progressão, ele poderia sair da prisão em determinados dias, desde que retornasse para passar a noite. Esse regime faz parte do sistema penitenciário espanhol e tem como objetivo reintegrar o detento à sociedade.
Ele também poderá deixar a prisão após cumprir dois terços de sua pena, desde que demonstre bom comportamento. Isso poderia ocorrer no fim de janeiro de 2026, quando ele passaria para o regime de liberdade condicional.
Antes falava-se de uma condenação superior a 8 anos.
Bahia Informa
O site que na Bahia.
Comments