Considerado Ficha Limpa pela Justiça Eleitoral, Hermenilsom desiste da candidatura, por falta de uni
top of page

Considerado Ficha Limpa pela Justiça Eleitoral, Hermenilsom desiste da candidatura, por falta de uni



Hermenilson promete fazer política diferente, sem mandato,articulando as forças regional na defesa dos interesses dos sertanejos

O ex-prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho postou ontem à noite, na sua página pessoal do Facebook, “Carta aberta à população da região de Irecê”, comunicando a sua desistência da disputa para deputado nas eleições deste ano.

FICHA LIMPA – Na semana passada o Tribunal Regional Eleitoral em decisão unânime dos desembargadores, aprovaram relatório do Juiz Fábio Alexandro Costa Bastos, aprovando o registro da candidatura a deputado estadual de Hermenilson Carvalho, requerida pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB).

De acordo com o Juiz, em seu relatório publicado em Sessão Plenária do TRE no último dia 5, não havia razão para prosperar o pedido de impugnação da candidatura do ex-prefeito de Lapão, feita pela Procuradoria Regional Eleitoral, citando rejeição das contas de 2006 e 2007 pelo TCM – Tribunal de Contas dos Municípios.

Para o Juiz Relator, as falhas ocorridas e que motivaram os pareceres pela rejeição das contas do então gestor, nos exercícios de 2006 e 2007, pelo órgão auxiliar ao Legislativo Municipal, no caso o TCM, não caracterizaram dolo ao erário, foram tecnicamente sanadas, logo aprovadas, assegurando assim, o direito legítimo e irrestrito de Hermenilson Carvalho concorrer ao cargo de deputado estadual em 2014.

DESISTÊNCIA – Durante toda esta semana, Hermenilson visitou seus familiares e correligionários, simpatizantes do projeto da sua candidatura a deputado estadual, fazendo análise de conjuntura e resolveu desistir da disputa, tendo como principal fator, a ausência de unidade na sua principal base eleitoral, o município de Lapão, onde o prefeito Ricardo Rodrigues, eleito com seu apoio, compreendeu que tinha força política suficiente para apoiar Hermenilson e Coronel, o queridinho do presidente do PSD – Partido Social Democrático, Otto Alencar. Diante desta divisão, embora Hermenilson Carvalho não exponha claramente na Carta, o projeto foi abortado.

Veja no documento abaixo, a íntegra da mensagem de Hermenilson, onde ele relata que fará articulação política regional sem mandato, na defesa dos interesses dos sertanejos e sertanejas.

A CARTA – Prezados amigos e amigas da região de Irecê,  – Venho por este meio agradecer às milhares de manifestações espontâneas de apoio advindas de todos vocês nos mais diferentes segmentos que compõem a comunidade regional, sejam na condição de lideranças empresariais, agricultores familiares, comerciários, meus irmãos maçons, donas de casa, profissionais da saúde, religiosos, professores, estudantes, mobilizadores comunitários ou militantes das lutas partidárias, dentre outros, que tem nos procurado na construção de um projeto político regional e, muito especialmente, visando uma representação autêntica no legislativo estadual, de forma a garantir a defesa dos interesses maiores dos sertanejos e sertanejas na condução dos eixos principais do desenvolvimento sustentado. Agradeço também o empenho do Partido, o PCdoB, pelo acolhimento e apoio, na pessoa do seu presidente – deputado federal Daniel Almeida.

Pois bem, embora tendo à frente os intensos manifestos populares em aceitação ao nosso nome, após analisar detidamente a atual conjuntura com os nossos mais diversos colaboradores, venho comunicar a toda nossa gente que daqui para a frente vou desenvolver  um outro modo de fazer política, de articular e mobilizar a comunidade regional na definição de propostas e ações políticas de interesse do desenvolvimento da nossa região, sem mandato. Deste modo, não vou disputar as eleições deste ano. Vamos agir articulando a sociedade para fazer o bom uso das suas conquistas sociais e políticas, na valorização da agricultura, da educação básica e superior; do desenvolvimento econômico, científico e tecnológico; do meio ambiente, da cultura e do esporte.

Dentre outros fatores, esta decisão se deve às indefinições na nossa principal base política. Compreendo que depois de décadas ajudando a construir um projeto de gestão planejada e participativa, com importantes conquistas de desenvolvimento em infraestrutura urbana e rural, tornando o nosso município uma referência em projetos de captação de recursos, sendo um dos principais em todo o Norte e Nordeste do País, não me sentiria, portanto, à vontade para empreender uma nova etapa de luta em que não pudesse contar com todos aqueles que contribuíram na construção desse exitoso projeto. De modo que deixo os companheiros do grupo, como sempre fiz, à vontade para tocar o destino do que iniciamos, quando abrimos o caminho para o desenvolvimento local, permitindo projetos, planejamento e recursos para qualquer membro do grupo desenvolver uma boa gestão à frente do Executivo Municipal.

Estou feliz em concluir este ciclo com a consciência do dever cumprido, de mãos limpas, em condições políticas e jurídicas de desenvolver qualquer iniciativa de interesse da comunidade regional.

Muito obrigado a todos e que Deus continue a nos orientar em nossos desafios.

Irecê-BA, 11 de agosto de 2014.”

[divider]

Reprodução Cultura e Realidade

bottom of page