De Gameleira para o octógono: atleta joãodouradense desponta como promessa das artes marciais mistas



Vivendo uma ótima fase em sua carreira, o atleta joãodouradense Diâmerson Feliz dos Santos embarcou, na segunda-feira (24), para Salvador em busca de mais um desafio. No próximo sábado (29) ele terá como adversário o lutador Norman Carlton no evento baiano de MMA conhecido como Fight On. Realizada na Academia Nordeste, do bairro da Boca do Rio, a competição traz o embate entre Feliz e Carlton como luta principal. Esta é a estreia de Diâmerson no MMA, mas quem aposta na inexperiência do lutador, pode se surpreender.

Com uma rotina pesada de treinos e dedicação, o atleta tem alcançado bons resultados em competições de jiu-jitsu e muay thai, levando o nome do município para as mais diversas disputas do estado. Aos 26 anos de idade, Diâmerson Feliz dos Santos desponta como uma promessa nas artes marciais mistas no cenário baiano. Natural de Gameleira, o lutador pratica muay thai há 7 anos, e jiu jitsu, há 6. Integrante da equipe de jiu jitsu do Esporte Clube Bahia deste 2013, Diâmerson conquistou seu primeiro título neste esporte em 2010, já na primeira competição que participou, em Irecê. Depois do primeiro campeonato veio uma sequência de vitórias – entre elas, os campeonatos regional e baiano tanto no muay thai quanto no jiu jitsu na categoria leve.

O talento para a luta foi descoberto por acaso. O que antes era apenas uma atividade física para tirar o estudante de pedagogia do sedentarismo se tornou uma filosofia de vida.”Eu estava morando em Irecê, fazendo faculdade e trabalhando, e senti que precisava inserir um esporte na minha rotina. Foi aí que encontrei as artes marciais”, conta o atleta. Nascido no muay thai, Diâmerson busca agora seu espaço no cenário nacional das artes marciais mistas (AMM, mais conhecidas pela sigla MMA, do inglês, Mixed Martial Arts), que incluem tanto golpes de combate de pé, quanto técnicas de luta no chão.

Exemplo dentro e fora do tatame, o lutador arranca elogios de colegas, ex-colegas e alunos pela postura que sempre adotou. “Fora de luta, ninguém imagina que Diâmerson é um monstro no muay thai. Sempre sereno, de bom humor. Alguém que nunca vi perder a paciência!”, relata Neylon Marques, que começou a treinar muay thai com Feliz em 2012 num antigo galpão. “Diâmerson tem uma inteligência motora fora do normal. Aprende e desenvolve com uma habilidade absurda. Além disso, ele tem uma resistência física incrível. Eu o vi muitas vezes fazer sparring com vários atletas durante uns 50 minutos. A gente cansava e ele não demonstrava nem um sinal de fadiga”, recorda Neylon.

“Diâmerson é um sonhador, um guerreiro! Acredito no potencial dele: ele é bom no que faz. Ele luta com o coração. O Fight On será, com certeza, um evento de propagação na carreira do Feliz, não tenho duvidas que ele vai estrear muito bem. Ele sempre nos surpreende”, disse o ex-aluno do lutador, Jonathas Dourado, que também tem se destacado nas artes marciais mistas no estado.

Para João Da Hora, ex-coordenador de Jiu Jitsu do Esporte Clube Bahia, o lutador joãodouradense tem tudo para figurar entre os grandes atletas do MMA nacional. “Diâmerson destacou-se no jiu jitsu do Bahia como um atleta de sangue frio na hora da luta. Calmo, paciente, sabe esperar a hora certa de golpear seus adversários”, revela. “O Fight On será um desafio para ele, porque além de ser sua estreia no MMA, ele irá enfrentar um adversário muito experiente – mas acredito na sua vitória. Sair do interior e conquistar o espaço na mídia e estar entre os melhores do estado não é fácil”, afirma Da Hora.

As expectativas de Diâmerson para a competição e para o futuro são as melhores. “Eu pretendo investir mais na minha carreira como lutador. Tenho oportunidades aparecendo e preciso estar preparado pra aproveitar cada uma delas”, diz o atleta, que ainda em 2015 pretende competir no circuito baiano de jiu jitsu e fazer mais duas lutas de MMA. Aos lutadores que começaram agora a praticar este esporte, que tem crescido em popularidade no País, Diâmerson aconselha a ter respeito e moderação com o próprio corpo, além de foco nos treinos. “As artes marciais são uma filosofia de vida que proporcionam uma vida com mais qualidade de corpo, mente e espírito. Parte de você a dedicação e compromisso com o que está praticando. Tenha foco, treine para superar seus limites – mas sempre respeitando o seu corpo, pra não exagerar”, sugere o lutador que, determinado, garante que em breve o veremos lutando ao vivo, na TV. Torcida não vai faltar

#DeGameleiraparaooctógonoatletajoãodouradensedespontacomopromessadasartesmarciaismistas

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP