FED anuncia. Brasil está com problema de credibilidade.
top of page

FED anuncia. Brasil está com problema de credibilidade.

FED anuncia. Brasil está com problema de credibilidade.

FED anuncia. Brasil está com problema de credibilidade.



Estadão, ontem.  No relatório semestral sobre política monetária enviado ontem ao Congresso, o Fed cita o Brasil 11 vezes e o coloca no grupo de países que mais sofreram com a recente fuga de capitais de ativos “arriscados“. O documento de 49 páginas traz um “índice de vulnerabilidade” de 15 países emergentes, na qual a Turquia aparece na pior posição, seguida do Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul – o grupo batizado de “cinco frágeis”. No outro extremo estão Taiwan, Coreia do Sul, Malásia e China.

Comentário.

Quero destacar aqui a reportagem publicada pelo Estadão de ontem, sobre o que diz o FED, Banco Central americano, no seu relatório semestral, apresentado pelo seu nova presidente Janet Yellen.  Em síntese destaca a vulnerabilidade do Brasil em matéria de exposição de riscos perante o mercado financeiro internacional, atrás apenas da Turquia.

Para o Banco Central americano, o BIITS – Brasil, Índia, Indonésia, Turquia e África do Sul é motivo de preocupação para o mercado financeiro global.  O Brasil que estava frequentando a lista dos emergentes positivamente na lista BRICS, agora consta da lista de preocupações do FED, na lista BIITS.  Os tigres asiáticos continuam a permanecer na lista do outro extremo, do FED, quais sejam China, Taiwan, Malásia e Coreia do Sul.

Não me surpreende a avaliação do FED.  Não é nenhuma novidade para mim a preocupação do Banco Central americano.  Até comentei numa das matérias anteriores que sob critério Sakamori, o Brasil estava numa posição vulnerável, contrariando a avaliação do Banco Central brasileiro e analistas de mercado de plantão, no Palácio de Alvorada.

Nada como um dia atrás do outro.  O Banco Central americano, vai na mesma linha de raciocínio.  O Brasil está super exposta ao risco, devido a uma série de fatores, entre os quais a política fiscal inadequada e uma série de equívocos na formulação da política econômica (sic) já manifestada por este que escreve.

O fato de acertar na “mosca” a real situação da economia brasileira, como fartamente demonstra o relatório semestral do Banco Central americano, não me satisfaz.  Pelo contrário, me entristece, quando imagino que há 2 anos venho chamando atenção da presidente Dilma, via este blog, sobre o erro sistêmico cometido pela equipe econômica na formulação da política econômica (sic) do governo.

Diante da divulgação do relatório do poderoso FED, Banco Central americano, o quadro econômico financeiro brasileiro, vai deteriorar mais rapidamente do que se possa imaginar.  Haverá fuga de capitais especulativos e postergação de ingressos de capital estrangeiro direto (IED), dificultando o equilíbrio na balança de pagamentos deste ano.

É uma espécie de círculo vicioso.  Para tentar atrair capital estrangeiro especulativo, o Banco Central brasileiro, vai aumentar ainda mais a taxa básica de juros, Selic.  Aumentando a taxa básica de juros, a necessidade de geração de superávit primário torna-se mais difícil ainda.  Quanto mais alto os juros da dívida do Tesouro, o Brasil fica mais exposto ao risco, segundo critério do mercado financeiro global.  É o mesmo que gato querendo pegar o seu próprio rabo.  Isto é grave!

A fuga de capital estrangeiro especulativo, por outro lado, vai valorizar o dólar ou mesma coisa dizer que vai desvalorizar o real.  Para conter a valorização do dólar, o Banco Central pode queimar a reserva cambial.  Por outro lado, a queima da reserva cambial, dá sinalização de que o Brasil vai mal.  E aqui cria outro círculo vicioso.  Novamente, o gato querendo pegar o seu próprio rabo.  Isto é extremamente grave!

Resumindo, o dólar vai valorizar e os juros Selic vai aumentar, no curtíssimo prazo.  Onde está o teto, ninguém sabe.  Depende da avaliação que o mercado financeiro internacional, vai “ler” o relatório do FED.  Aliás, ressalta-se, o FED aplica o mesmo critério Sakamori, para avaliação de risco.  Que se calem, aqueles analistas que ridicularizaram o critério apresentado por este, contrariando todos critérios utilizados pelos analistas brasileiros.

O quadro econômico financeiro do País, vai deteriorar muito rapidamente nos próximos meses.  Como disse a presidente Dilma, que o Brasil dela está a muitos himalaias na frente da oposição.   Pode ser.  O Brasil está sim, com muitos himalaias de problemas a enfrentar nos próximos dias e nos próximos meses.

Dilma não ganha eleições em 2014, diante de tanta incompetência da equipe econômica, que leva o País a uma situação muito difícil.

 [divider]

Ossami Sakamori

bottom of page