Greta é dona da verdade absoluta?
top of page

Greta é dona da verdade absoluta?



De quando em quando, aparecem "agenda" para ser discutido em Fórum Econômico Mundial, realizada anualmente em Davos na Suíça, promovido por entidade privada, sem fins lucrativos, fundada pelo professor Klaus Martin Schawab, um professor da administração na Suíça. Agenda escolhida para este ano, foi o aquecimento global. É um fórum que todos querem tirar a sua "lasquinha" ou o proveito próprio para "aparecer" na grande imprensa mundial. É um fórum para "massagear" o ego de muitos que não tem espaço nos fóruns promovidos pelas entidades setoriais de peso, como OCDE, FMI e BRICS.


Seja como for, o tema deste ano foi o "aquecimento global" de forma genérica, sem se aprofundar pelo lado científico. Se no passado, o tema era o "buraco do ozônio", o centro do tema parece ter sido, o "desmatamento" da Amazônia. O ícone da Fórum foi a pirralha da Greta, uma menina Sueca de classe média alta, que nunca viu uma cena como a do topo. Pois a Greta não teve que catar lixo para fazer um trocado para a sobrevivência da família.


Pelo lado da ciência, o aquecimento ou esfriamento global depende, sobremaneira da radiação solar, que muda de tempo em tempo, sem precisar exatamente qual é o ciclo. O planeta terra já teve o ciclo glacial e não sabe precisamente se estamos entrando em ciclo de aquecimento. Cada ciclo ocorre num espaço de tempo medido em centenas de milhões de anos. Os cientistas afirmam que há mudança na inclinação do planeta Terra. Há evidência de que a Lua está se afastando da Terra. O ser humano é nada no tempo e no espaço.


Voltando ao Fórum Econômico Mundial. O que afirmei antes, confirmo. As estrelas do Fórum de 2020, foi a pirralha da sueca Greta, o obscuro ex-vice presidente dos Estados Unidos, o Al Gore. A imprensa global mostrou em destaque a aparição do príncipe do Reino Unido, o Charles, indicado sucessor da Rainha Elizabeth, falando sobre o aquecimento global. Cada um massageando o seu ego e a imprensa mundial dando destaque ao Fórum Econômico Mundial, repito, um evento privado.


A grande imprensa brasileira, não deu destaque para a afirmação de um cientista brasileiro que chamou atenção ao fato sobre a ocorrência de um ciclo de 10 anos, a cada 100 anos. que há um esfriamento global em 0,5º C. E que este ciclo de 10 anos começa em 2020. Não estou a endossar as tais afirmações, mas o fato é que vejo muita gente brincando de Deus, tanto os defensores da teoria do aquecimento global tanto quanto dos afirmadores de ciclos de esfriamento do globo terrestre.


De concreto aos olhos vistos, vejo que há gente vivendo dos "lixões" e dos "lixos recicláveis". Enquanto o mundo aplaude a Greta, o príncipe Charles e o ex-vice presidente Al Gore, o planeta vive à beira de colapso com os plásticos jogados nos oceanos, que está matando a indústria da pesca, um dos principais fontes de alimentação do ser humano. O tema do aquecimento global parece que veio para esconder a triste realidade do mundo, onde milhões vivem sem sequer alimentação, o mínimo necessária para a sobrevivência.


Enquanto o "holofote" da imprensa mundial recai sobre o aquecimento global, esquecemos que 2 bilhões de seres humanos está vivendo abaixo da linha da pobreza absoluta.


Ossami Sakamori

 

bottom of page