Humberto Cedraz recebe título de cidadão soteropolitano.
top of page

Humberto Cedraz recebe título de cidadão soteropolitano.

A homenagem foi uma iniciativa do vereador Alfredo Mangueira, que teve a proposta aprovada por unanimidade dos 42 vereadores.

Humberto Cedraz recebe título de cidadão soteropolitano

A cerimônia contou com a presença de familiares, amigos, admiradores, autoridades políticas e maçons.


A trajetória de vida que o presidente do grupo Folha do Estado da Bahia, ex-Grão Mestre por quatro mandatos e ex-deputado estadual, Humberto Cedraz, construiu em Salvador rendeu a ele o título de cidadão soteropolitano. A cerimônia realizada na noite de quarta-feira (20), em sessão especial na Câmara Municipal, contou com a presença de familiares, amigos, admiradores, autoridades políticas e maçons. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Alfredo Mangueira, que teve a proposta aprovada por unanimidade dos 42 vereadores.

O autor do projeto que instituiu, em 2006, o 20 de agosto como o Dia Municipal do Maçom, o vereador Alfredo Mangueira (PMDB), comemorou a data e também falou da sua satisfação em conceder o Título de Cidadão de Salvador ao grão-mestre de honra da Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB), o ex-deputado Humberto Cedraz.

“O Brasil precisa cada vez mais de homens investidos das virtudes e dos princípios maçônicos, da ética e da moral, em todos os níveis da administração pública e da política nacional. Sabemos que o momento histórico é outro, que os desafios também são outros, mas nem por isso poderemos desanimar. Cedraz é merecedor do título por ser um homem que é preocupado com as pessoas do nosso estado, que cuida das famílias. Então, fico feliz por conceder esta honraria a uma pessoa como ele”, explicou Alfredo Mangueira, que conheceu Cedraz ainda em Feira de Santana há quase trinta anos.

Natural de Valente, onde nasceu em 2 de outubro de 1950, Humberto Cedraz reside em Feira de Santana desde 1953. A concessão da honraria pela Câmara Municipal, segundo Alfredo Mangueira, foi em reconhecimento à atuação do ex-deputado na Assembleia Legislativa em defesa da capital baiana. “O irmão Humberto Cedraz é administrador, empresário e jornalista, sendo fundador do jornal Folha do Estado da Bahia, onde sua coluna ´Ponto e Vírgula´ é uma das mais lidas e comentadas no meio político administrativo”, frisou o autor da homenagem.

Ao agradecer a cidadania soteropolitana, Humberto Cedraz a atribuiu à sua atuação parlamentar em defesa do empresariado local, mas principalmente às ações na Maçonaria. “Esse Título me deixa muito honrado, é algo que marca significativamente a minha vida. Sou grato ao povo de Salvador, essa cidade que assim como Feira de Santana são fundamentais na minha vida pessoal e profissional, foi trabalhando nelas que formei minha família e tracei minha vida política. Estou muito emocionado por este valoroso reconhecimento, faço questão de compartilhá-lo com todos os baianos e baianas”, disse Cedraz as pessoas presentes na solenidade.

Cedraz foi conduzido ao Plenário Cosme de Farias pelo vereador Pedrinho Pepê (PMDB) e para o ato de entrega da honraria Alfredo Mangueiram foi convidado a mulher do homenageado, Erika Schuenemann Cedraz , os filhos Ricardo, Humberto Filho, irmãos e a genitora Guiomar Cedraz.

Para compor a mesa Alfredo Mangueira, vereador e presidente da sessão convocou, também, o vereador José Carneiro, de Feira de Santana, o grão-mestre do GOEB, Silvio Souza Cardim além de Jair Tércio Costa, grão-mestre da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB).

Folha do Estado

bottom of page