Irecê: coordenação do território de identidade de Irecê está sob novo comando.
top of page

Irecê: coordenação do território de identidade de Irecê está sob novo comando.


Irecê: coordenação do território de identidade de Irecê está sob novo comando

Desde o último dia 05 de agosto, a coordenação do Território de Identidade de Irecê, passou a ser da Copirecê, que tem como presidente Walter Ney Dourado. Durante cerca de oito anos, o Território ficou sob o comando do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), tendo Mário Jacó na coordenação e articulação, na vacância do cargo, em virtude de Jacó pleitear uma vaga como deputado na Assembleia Legislativa, Walter Ney que já atuava no Comitê, foi empossado no cargo.

O novo coordenador informou que 20 municípios compõe o território, com participação ativa de 86 instituições, com responsabilidade de eleger os membros do Comitê Gestor, que é paritário, composto por 14 entidades, metade do Poder Público e outra da sociedade civil. O Poder Público é representado pela Codevasf, Unip, Uneb, Direc, Sebrae, BNB, EBDA; Sociedade Civil: CAA, Copirecê, Pastoral da Criança, MST, FETAG, Pólo Sindical e Garra, que a escolha de quem coordenará o território é deste Comitê.

Segundo Walter Ney, o Colegiado Territorial é quem define as políticas Públicas de desenvolvimento para os municípios. Ele assume o desafio de rearticular e mobilizar a sociedade civil e Poder Público na busca de políticas públicas visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e cidadãos. “Muito foi investido na região, conquistamos o IFBA, a Esmagadora de mamona para COAFT em Lapão, Mercado do Produtor e Abatedouro de Irecê, prestes a entrarem em funcionamento, O Centro de Pesquisa para Educação no Campo para UNEB, foram muitas as conquistar, os desafios estão ai, vamos superá-los com trabalho”, disse.

Ele destaca que assume o compromisso para continua fazendo a transformação necessária no território, e cita que são muitos os problemas e dificuldades, mas a região tem um potencial extraordinário. Que de imediato criará GT que trabalhe com inovações tecnológicas para a agricultura familiar. Um dos desafios imediato é definir quem será gestão do Mercado do Produtor, se vai ser uma cooperativa ou iniciativa privada. Também será feita a distribuição de 2 mil toneladas de milho para agricultores dos municípios que decretaram situação de emergência.

[divider]

Ray Cruz

(Veja o Sertão)

bottom of page