Irecê realiza “Dia D” de incentivo à doação de órgãos.
top of page

Irecê realiza “Dia D” de incentivo à doação de órgãos.

Nesta sexta-feira (06), o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promoverá em Irecê, juntamente com a Central Estadual de Transplantes da Bahia e demais instituições parceiras, uma programação especial dedicada à doação de órgãos. Com o tema “Seja doador de órgãos, avise sua família”, a ação acontecerá na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho, conhecida também como Praça do Banco do Brasil, no horário das 8h às 14h. Durante o evento, serão realizadas atividades lúdicas destinadas a incentivar o nobre gesto da doação junto ao público.

A praça ganhará ainda uma decoração especial durante o mês de setembro, na cor verde, em referência ao movimento. “É importante que cada pessoa se declare doadora de órgãos. Dessa forma, em um momento infeliz de perda, a família atenderá o desejo do ente querido. Estamos muito confiantes que essa campanha fortaleça ainda mais esse ato de amor ao próximo”, ressalta Marília Barreto, líder de Enfermagem e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional.

A iniciativa conta com o apoio da Escola de Enfermagem Andaraí; Faculdade de Irecê; Secretaria Municipal de Saúde de Irecê; Centro de Estudos, Formação e Assistência de Irecê; Superintendência de Trânsito e Mobilidade; Clínica de Hemodiálise; e Polícia Militar da Bahia. Além do tema da doação de órgãos, a campanha também tem como objetivo alertar a população para a importância do uso do cinto de segurança e do capacete no trânsito. Entre as ações previstas, está a distribuição de material informativo junto à motoristas e pedestres nos semáforos e nos estandes do evento.

No período de outubro de 2018 a junho de 2019, foram realizadas cinco captações no Hospital Regional de Irecê, totalizando 26 órgãos doados. Atualmente, 1.657 pessoas aguardam na fila de doação de órgãos na Bahia. No Brasil, já são 33.984 pacientes à espera. “Estamos todos envolvidos neste nobre trabalho de humanização e conscientização em prol da diminuição do número de pessoas que esperam nas filas por um transplante”, declara Celso Rangel Júnior, líder geral do hospital.

ASCOM/HRI

bottom of page