O candidato Di Cardoso foi eleito prefeito de João Dourado (BA) na eleição suplementar deste domingo (7). O postulante do PL também venceu o pleito no ano passado contra o candidato Juninho (PSD), mas a vice tinha problemas na Justiça Eleitoral e o TSE indeferiu a chapa. A nova vice foi Kel do Riacho, do mesmo partido do candidato (PL), eleita vereadora em 2020.
Com uma nova chapa, ele foi eleito com 56,11% dos votos contra 43,89% do candidato Juninho.
Entenda o caso da Eleição Suplementar:
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou em dezembro de 20200os diplomas do prefeito eleito de João Dourado. Di Cardoso, e da vice dele, Rita de Dr. Celso (PT). A decisão aconteceu após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indeferir a candidatura de Rita. Como as duas candidaturas são indissociáveis, a dupla foi impedida e deverá haver uma nova eleição no município.
No dia 17 de dezembro, o ministro Luís Felipe Salomão, do TSE, acatou os argumentos de um recurso apresentado pela coligação do candidato Juninho (PSD). Rita era presidente da Câmara Municipal e assumiu em 28 de setembro – faltando menos de dois meses para o pleito – a chefia do Executivo diante de dupla vacância, pois o vice-prefeito faleceu em 2017 e o prefeito já em 2020, Rita ficou então considerada inelegível.
Bahia Informa
O site que mais cresce na Bahia.
Comments