João Dourado: Incentivo, Realidade e o caos da segurança pública.
top of page

João Dourado: Incentivo, Realidade e o caos da segurança pública.

João Dourado: Incentivo! Realidade, e o caos da segurança pública.

João Dourado: Incentivo, Realidade e o caos da segurança pública.


João Dourado: Incentivo, Realidade e o caos da segurança pública.

Parece um jogo, mas não é! A dura realidade e a verdade sobre os números e fatos estão mais que maquiados estatisticamente. A Bahia vive um momento de assolação em detrimento do caos estabelecido na segurança pública, índices alarmantes de violência. E o problema é de quem? Parece um empurra e puxa. Nesses últimos anos estamos vivendo o maior terror jamais visto na região de Irecê, Sensacionalismo? Nada disso, registros de arrombamentos de bancos ultrapassam prejuízo de mais de 500 milhões reais, isso em 2013.

E como se não fosse o bastante, um fato que marcou a semana e ganhou repercussão nacional nos trás uma indignação tamanha quanto à precariedade da Polícia Militar do estado da Bahia, repito: do estado da Bahia! Falta aumento no número efetivo de policiais, armamento de maior poder de fogo e valorização da classe. Falta tudo.

Sobre o casso: Sexta-feira (18/07/14), por volta das 16:30hrs, criminosos fortemente armados explodiram um carro-forte da empresa PROSSEGUR próximo ao município de América Dourada-Ba. O carro-forte seguia para a cidade de Morro do Chapéu, quando foi surpreendido por bandidos fortemente armados. Os elementos estavam abordo de um ou dois veículos, o carro-forte tombou em uma curva perigosa, nesse momento os criminosos aproveitaram para explodir o veiculo.  Os elementos conseguiram levar uma parte do dinheiro e a outra queimou. A equipe de segurança do carro-forte sofreu algumas queimaduras e fraturas, um deles foi espancado pelos bandidos, outro teve queimaduras de 3º grau, outro com hemorragia interna no tórax irá passar por cirurgia, outro corre sério risco de vida, temos informações de que um policial também está ferido e apenas um assaltante foi ferido.

A operação conjunta das polícias militar e civil estão na procura da quadrilha.

A guarnição da Polícia Militar da cidade de João Dourado-Ba, esteve no combate, O Sargento Ivan Vital relatou ao nosso amigo blogueiro Miqueias Nunes “João Dourado tem vivido momentos de paz, pois estamos fazendo o melhor trabalho possível, intensificamos tanto na sede como nos povoados, um trabalho preventivo contando com o apoio da população”. E aqui quero prestar minha homenagem ao SG. Vital que fez um trabalho excepcional em linha de guerra, um verdadeiro herói! Herói da fé. Não quero aqui tirar o mérito de ninguém, mas todos são verdadeiros guerreiros.

A segurança pública está passando um momento difícil em toda a Bahia, em nossa região o buraco é mais embaixo, parece que as limitações econômicas e políticas têm deixado a desejar e o investimento é vexatório. Mas agora perto de eleições tudo pode acontecer.

Por querer mais e para proporcionar uma qualidade de vida aos cidadãos Joãodouradense é que o CONSEG- Conselho de segurança, vem desenvolvendo um excelente trabalho em parceira com a Polícia Militar, Civil, Conselho Tutelar, Prefeitura e Câmara Municipal, além de outras entidades não governamentais. O presidente do conselho Leonardo Oliveira, convidou autoridades e representantes da sociedade para discutir a segurança da nossa cidade, estavam presentes no evento: o Prefeito Rui Dourado, o Vice-Prefeito Abimael Júnior, o Presidente da Câmara Municipal Antônio Rogério, o vereador Cristiano Oliveira, o Gerente do Banco do Brasil Marlon Simões, o subgerente Matheus Santos Sena, SG. Vital, Ten. Ben Hur, SD Bezerra e Borges, Agenor. O encontro contou com a presença ilustre do Coronel Joseilton, Comandante do 7° Batalhão, na oportunidade o mesmo aproveitou para ressaltar a importância deste momento, em suas palavras destacou que “A segurança pública não se faz apenas com policial militar na rua, se faz através das ações preventivas, e em detrimento do sistema não oferecer o aparato necessário, o 7º Batalhão vem realizando operações pontuais em parceria com polícia civil em cidades da região que estão mais carentes dessas ações”. Este já é o segundo encontro realizado pelo conselho, um passo importante para que ações preventivas sejam colocadas em prática, garantindo uma intensificação maior da polícia e o melhoramento da segurança pública da nossa cidade.

bottom of page