João Dourado realiza 4a Conferência Municipal de Saúde.


João Dourado realizou na quinta-feira (18) a quarta edição da Conferência Municipal de Saúde. O evento, aberto ao público, aconteceu na Câmara de Vereadores, durante todo o dia. A iniciativa foi uma parceria entre a prefeitura, secretaria e Conselho Municipal de Saúde. O tema escolhido para os debates e exposições foi “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”. A conferência tem o objetivo de mobilizar a população a avaliar a situação da saúde no município e elaborar propostas de melhorias. Além disso, foram eleitos delegados que irão representar João Dourado na conferência estadual, em julho.

A programação, que contou com a participação de autoridades locais, bem como de representantes da sociedade civil organizada, foi dividida em oito eixos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS e Reformas Democráticas e Populares do Estado.

A conferência foi iniciada com o credenciamento e seguiu com a abertura, com a participação da Filarmônica 9 de Maio Joãodouradense. A palestra de apresentação do tema ficou por conta da Dra. Grazia Mendes, secretária de saúde de Presidente Dutra. Dando sequência, os dados da saúde de João Dourado foram expostos aos presentes. À tarde, em grupos, uma oficina foi realizada para formalização das propostas para melhoria da saúde do município. O tempo que se seguiu foi dedicado à aprovação das propostas indicadas nas assembleias e, em seguida, os delegados e delegadas foram eleitos para a 9a Conferência Estadual.

Em seu pronunciamento, o prefeito Rui Dourado falou das limitações do município, decorrentes da falta de recursos, e enalteceu o compromisso da equipe em superar os obstáculos e oferecer um serviço de qualidade à população de João Dourado. “Temos profissionais comprometidos com nosso povo e é através de iniciativas como esta Conferência que eles têm a oportunidade de, juntamente com a sociedade e a administração, tomar decisões importantes para mudar o panorama da saúde”, disse o gestor.

A realização das conferências municipais, além de uma exigência do Governo Federal, é também um espaço destinado ao debate da população que utiliza os serviços do Sistema Único de Saúde no município.

#JoãoDouradorealiza4aConferênciaMunicipaldeSaúde

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP