top of page

Justiça Eleitoral determina suspensão de pesquisa divulgada pelo jornal A Tarde



A desembargadora Zandra Anunciação Alvarez Parada, da Justiça Eleitoral, determinou a suspensão do levantamento Atlas/Intel, divulgado pelo jornal A Tarde, que traz as intenções de voto para o governo da Bahia. A pesquisa foi divulgada no último domingo (17), e trazia o ex-secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (PT), próximo ao ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil).


A justiça ainda determinou a pena de multa diária de R$ 2 mil, além de outras medidas que podem ser aplicadas. Na decisão, a desembargadora afirma que “observa-se a relevância do direito invocado, haja vista que a exigência normativa não foi atendida na sua integralidade, afetando a regularidade da pesquisa”.

A suspensão atende a uma ação do União Brasil, partido de ACM Neto, protocolada no último sábado (16), um dia antes da divulgação dos números, assinada pelo advogado Ademir Ismerim. A sondagem, segundo o partido, acontecia por meio de um link, para preencher todos os dados e selecionar os seus candidatos ao governo da Bahia, Senado e presidente.

“Analisando os autos, verifica-se da exordial e da sua emenda, em cotejo com os documentos nelas acostados, que a pesquisa eleitoral realizada e divulgada pelas ora representadas, respectivamente, é questionada sob o argumento de ausência de contornos técnicos necessários para ser considerada uma pesquisa eleitoral, principalmente no que tange à coleta de dados; acrescentando, ademais, o desatendimento à exigência contida no art. 2º, §7º, inciso III, da Resolução do TSE n. 23.600/19”, completa a magistrada.

Nas redes sociais, ACM Neto comentou a decisão da desembargadora: "As irregularidades da pesquisa do A Tarde foram denunciadas e reconhecidas pela Justiça Eleitoral. Por aqui, seguiremos construindo uma caminhada que preza pela verdade, pelo respeito aos adversários e pelo debate de alto nível.",




Comments


bottom of page