Lapão: Ricardo perde apoio de Hermenilson e oposições abrem diálogos.
top of page

Lapão: Ricardo perde apoio de Hermenilson e oposições abrem diálogos.

Lapão: Ricardo perde apoio de Hermenilson e oposições abrem diálogos.

Publicado por João Gonçalves Cultura e Realidade.

A comunidade de Belo Campo, no município de Lapão, foi marco, na manhã do último dia 27, do primeiro encontro das oposições, realizado no Clube Social local. De iniciativa de setores da sociedade civil organizada, o evento deu início a uma série de atividades visando debates, a partir de agendas comuns dos militantes do campo das oposições, para elaborar um novo projeto político-administrativo.

No evento estiveram os vereadores Paulinho do Lageado, Getúlio Silva e Paulo Roberto, pré-candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. Os três manifestaram compromisso com a oposição ao prefeito Ricardo Rodrigues. “Estamos aqui, unidos, para dar um recado claro ao prefeito, de que Lapão vai ter um novo ciclo político. Estamos terminando a era do cimento e vamos começar a era do social, com mais saúde, educação, esporte, cultura e lazer, colocando o ser humano em primeiro lugar”, disse Paulo Roberto, solicitando apoio de Militão e Hermenilson, ao projeto petista, fazendo em seguida uma trajetória da sua vida politica como fundador do PT no município, até se tornar vereador e agora pré-candidato a prefeito.

Com o salão tomado de lideranças, pais e mães de família, o encontro também contou com a participação de vários empresários rurais e urbanos, suplentes de vereadores e pré-candidatos ao parlamento municipal que ali estiveram para firmar compromisso com a proposta oposicionista, dentre eles Zenedi, Zé Mário e Juscelino, históricas lideranças políticas de Belo Campo.

ALIANÇA FUTURA – O pré-candidato Militão Dourado (PRB) foi o penúltimo a falar. Por quase uma hora, ele fez uma retrospectiva da sua trajetória e lembrou dos diversos projetos elaborados com a participação das pessoas, especialmente da juventude. Citou por exemplo a criação da Secretaria de Juventude, “que deveria cuidar das políticas públicas voltadas para o segmento juvenil e da guarda municipal, que se bem treinada e aparelhada, poderia contribuir com a redução dos índices de violência da cidade e das comunidades”, lembrou, ressaltando que o prefeito não dá atenção a propostas como estas.

Militão disse que se mantém firme na oposição e que não há possibilidade de adesão ao projeto do prefeito Ricardo. “Estamos aqui hoje dando um passo importante. Não se trata aqui de formação de chapa. Estamos aqui iniciando diálogos com as comunidades, com a força das oposições no movimento ‘Lapão na Frente’, definindo um projeto grandioso e lá adiante veremos como definir a nossa unidade, com vista ao projeto politico. O candidato poderá ser um de nós três, mas poderá ser outro da nossa comunidade. Lapão tem bons quadros”, explicou, numa demonstração de desprendimento.

AGORA NA OPOSIÇÃO – O ex-prefeito Hermenilson Carvalho ratificou as suas manifestações radiofônicas, ao dizer que retorna ao campo das oposições. Ele disse que vinte anos atrás iniciou um importante movimento de oposição em Lapão, a partir do qual inaugurou a era de desenvolvimento local, tornando o município um importante destaque no cenário baiano, mas que, entretanto, o prefeito Ricardo Rodrigues interrompeu este ciclo, deturpando o projeto inicial, não cumprindo metas de obras estruturantes e de políticas públicas importantes, e que, para recolocar Lapão no rumo do desenvolvimento, compreendeu que deveria romper com o prefeito, no intuito de reunir as forças políticas necessárias para recolocar Lapão nos trilhos.

“O prefeito não representa o projeto de desenvolvimento de Lapão, deixamos um município organizado, com importantes projetos e recursos alocados. Uma escola de grande porte que deveria ter sido construída aqui em Belo Campo teve seus recursos desviados. A saúde no município só funciona em período eleitoral. A fila da saúde só andou em 2014 nas eleições gerais e agora começa a andar por causa das eleições de 2016, quando em nosso governo funcionava o tempo todo”, ressaltou o ex-prefeito.

Ovacionados pelos participantes no encontro, os três pré-candidatos se colocaram à disposição para as próximas agendas do movimento “Lapão na Frente”.

Publicado via Rede LSP. Smartphone

bottom of page