top of page
Foto do escritorLucas Souza Publicidade

LEM: FESTEJOS JUNINOS MOVIMENTAM 20 MILHÕES





Após o encerramento do mês das comemorações juninas, o que ficou registrado foi o enorme sucesso do primeiro Arraiá de LEM. Marcado como um evento essencialmente familiar, o São João antecipado de Luís Eduardo Magalhães aconteceu de forma ordeira, não registrando nenhuma ocorrência grave durante os cinco dias de festa, com um público médio de aproximadamente 24mil pessoas/dia.


“Acredito que o maior sucesso do nosso primeiro Arriá de LEM foi ter promovido uma festa essencialmente familiar. Durante todos os dias nós conseguimos ver a festa cheia, mas contando também com a participação de crianças e até bebês de colo. Foi uma festa bonita e no ano que vem será ainda melhor ainda. Vamos fazer uma programação também para a criançada”, comemorou o prefeito Junior Marabá.


Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Insight - durante o evento que reuniu um público de mais de 70 mil participantes durante os cinco dias de festa, comprovou o sucesso do Arraiá de LEM e apresentou números que ficaram acima da média. Se comparado o São João de 2022 com o dos outros anos, 79% dos entrevistados que trabalharam durante a festa, afirmaram uma melhoria no evento. Já a chance de um folião indicar o São João de Luís Eduardo Magalhães para um parente ou amigo é de 9,5 numa escala de 0 a 10.


A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de junho e foi separada em duas amostras, onde em uma foram ouvidos empresários, barraqueiros e ambulantes, e em outra o público que veio curtir a festa. A festa apresentou uma movimentação financeira de cerca de R$ 23 milhões.


Festa para quem trabalhou

Segundo a pesquisa, dos 79% dos entrevistados que avaliaram ter visto melhorias - 37% acharam que melhorou e 42% que melhorou muito. Outro dado registrado foi o investimento médio de R$5.589,09 que foi feito para trabalhar no São João, sendo que pouco mais da metade dos entrevistados investiram entre R$1.000,00 e R$10.000,00.


De uma forma geral, o São João deste ano superou as expectativas dos que trabalharam durante a festa. Aproximadamente 47% deles venderam dentro do esperado, enquanto 35% afirmam ter vendido acima do esperado. Outro dado satisfatório para quem investiu na festa é que a maioria dos entrevistados afirmou não ter encontrado dificuldade para vender seus produtos.


Festa para quem foi se divertir

A pesquisa também revelou algumas características do público participante da festa; foi predominantemente de residentes em Luís Eduardo Magalhães, 85%. Mais da metade do público foi de solteiros, 54%, enquanto cerca de 30% de casados. Já 72% do público que foi à festa tem uma renda de até 3,0 salários.


As redes sócias e a excelente divulgação da festa fizeram toda a diferença. “A maioria do público, 68%, ficou sabendo do São João pela internet. Decidimos focar nossa comunicação através das redes sociais da prefeitura e através dos blogs e sites e sites da região. Isso nos deu um resultado de 93% do público, já que mais 25% deste público ficaram sabendo da festa por meio do boca a boca que foi gerado”, afirmou João Ricardo, secretário de comunicação.


“Vimos também que o principal motivo da escolha do São João de Luís Eduardo Magalhães, para exatos 67% do público, foi por conta das atrações”, disse o secretário de governo, Danilo Henrique. “Tanto a decisão de fazer uma festa antecipada, quanto a definição da grade, foram importantes para o sucesso da festa”, concluiu o secretário Danilo.


Festa que gerou emprego e renda

Segundo a pesquisa realizada pelo Instituto Insight, de uma forma geral cada folião gastou em média R$578,00 em despesas com preparativos para o evento. A maior parte destes gastos aconteceu com a compra de roupas.


A pesquisa mostrou que 81% dos participantes da festa pretendia gastar entre R$50,00 e R$ 500,00 em cada dia. Cada folião que realizou algum tipo de compra gastou, no geral, R$780,89 durante todos os dias de festa, sendo R$578,09 com compras e R$202,80 durante a festa.


Ainda de acordo com as informações do Instituto Insight, o montante mais alto foi gasto com bebidas, com mais de R$3 milhões. O item que apresentou o número mais baixo, com quase R$293 mil, foi o gasto relacionado a beleza e estética. O somatório de todos esses gastos supera R$8,9 milhões.


“Vimos que 96,4% do público afirmaram que realizaram alguma compra, com valor médio de R$202,80 por dia. Só ai foi movimentado cerca de R$ 4,8 milhões durante os dias de São João. Quando somados todos os gastos com compras, despesas e o que foi gasto dentro do circuito, o São João de 2022 movimentou aproximadamente R$23.4 milhões”, disse o estatístico e diretor do Instituto de Pesquisa Insight, Kowly Ronn.


“O Arraiá de LEM 2022 foi bem avaliada em todos os aspectos estudados. A chance média de um folião indicar o São João de Luís Eduardo Magalhães para um parente ou amigo é de 9,5 numa escala de 0 a 10. Isso reflete a satisfação do público com o evento”, afirmou o secretário Danilo Henrique. “Segundo a nossa pesquisa, analisando de forma geral, através do NPS, o Arraiá de LEM de 2022 encontra-se na zona de excelência com Score de 83,21”, concluiu Danilo.



Comments


bottom of page