Ministro da Saúde promete empenho por concurso para auditoria do SUS.
top of page

Ministro da Saúde promete empenho por concurso para auditoria do SUS.

Ministro da Saúde promete empenho por concurso para auditoria do SUS.

Ministro da Saúde promete empenho por concurso para auditoria do SUS.


O ministro da Saúde, Marcelo Castro, garantiu nesta quarta-feira (25) que irá empenhar-se pessoalmente para que seja realizado o concurso público para a seleção de 160 novos auditores para o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) em 2016.

Em reunião com os representantes da Frente Parlamentar em Defesa da Auditoria do SUS, o ministro chancelou a proposta negociada com o Ministério do Planejamento para que os cargos que estão ociosos na Controladoria Geral da União (CGU) sejam direcionados para o DENASUS.

“Precisaremos fazer alterações na carreira de auditor fiscal para que se contemple também as atribuições da auditoria do SUS, e então encaminhar o concurso público. Tenho certeza de que esta solução ajudará a começar o problema de pessoal do DENASUS, que hoje tem seu corpo formado por funcionários efetivos do Ministério da Saúde, mas sem carreira específica”, ressalta o presidente da frente, deputado Jorge Solla (PT-BA).

“Não há serviço público eficiente sem fiscalização efetiva. Vou fazer de tudo para fortalecer a auditoria do SUS, para que haja sempre mais racionalidade nos gastos públicos”, ressaltou Marcelo Castro.

Diretora do Sindicato dos Servidores do Serviço de Auditoria do SUS (UnaSUS), Solimar Vieira Mendes destacou que os atuais 735 servidores que estão lotados na auditoria são servidores deslocados de outros setores que recebem uma gratificação para desempenhar a atividade.

“E 65% deles já estão aptos a se aposentar. Se não houver concurso o quanto antes, além do desfalque de uma equipe já insuficiente, não teremos a transição entre gerações e perderemos uma expertise de décadas de trabalho”, ponderou.

No dia 2 de dezembro, uma reunião da frente com a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento – que terá a participação de representantes do Ministério da Saúde – deverá encaminhar o acordo para que o concurso seja realizado no ano que vem.

MAIS PARA A BAHIA

O prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), e o prefeito de Macaúbas, José João Pereira (PSB), também foram recebidos pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, para tratar de demandas locais para a melhoria do atendimento de saúde. “Nosso mandato tem servido para fazer essa ponte entre os problemas na Bahia e as soluções em Brasília. Muitas vezes a conversa olho no olho possibilita acordos com propostas criativas para problemas burocráticos que emperram muitos investimentos”, destaca Solla.

bottom of page