top of page
Foto do escritorLucas Souza Publicidade

"Mulheres são cotadas como possíveis candidatas a prefeita de Irecê nas eleições municipais de 2024"

Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, a cidade de Irecê, localizada na

região central da Bahia, já começa a especular sobre quem será o próximo prefeito ou prefeita. O atual prefeito, Elmo Vaz, está em seu segundo mandato e não pode concorrer novamente, o que abre espaço para novos nomes e novas possibilidades.



Uma das possibilidades que vem ganhando força é a escolha de uma mulher para o cargo. Apesar de nunca ter tido uma prefeita, Irecê tem uma tradição política forte de mulheres atuando em cargos eletivos, o que pode favorecer a escolha de uma candidata do sexo feminino.


Entre os possíveis nomes cotados para essa disputa, destacam-se a deputada estadual Fabíola Mansur, filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e as vereadoras Izânia Matos (PSB) e Professora Jussara (PCdoB).


Ex-candidata a vice-prefeita de Salvador, a deputada Fabiola Mansur (PSB) obteve

impressionantes 20,57% dos votos ireceenses em 2022, o que equivale a 7.765 votos na última eleição. Apesar disso ficou como primeira suplente do partido para a vaga na Assembleia, assumindo a vaga apenas após a nomeação do deputado Ângelo Almeida para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Segundo fontes, esse desconforto da suplência seria motivador para a candidatura da deputada para a prefeitura de Irecê.


Já Izânia Matos é enfermeira, atualmente exercendo o mandato de vereadora de Irecê e é

conhecida pela defesa dos direitos das mulheres e pela atuação em prol da Saúde. Apesar do pouco tempo de mandato, tem se destacado pela atuação firme em defesa das pautas femininas e sociais.


Izânia atuou como Coordenadora da Atenção Básica do município, cargo que a permitiu

exercer forte atuação política voltada para a saúde pública. Além disso possui proximidade de parentesco com o atual gestor, que demonstra confiança em sua aliada.


Por fim, a Professora Jussara também assumiu o mandato de vereadora desde o final de 2022 e tem uma trajetória marcada pela luta pelos direitos das mulheres e pela educação. Ela é pedagoga e tem um perfil mais voltado para as questões sociais.


É importante destacar que a Professora Jussara, um dos possíveis nomes especulados, já

atuou como Secretária de Assistência Social do município. Essa experiência pode ser um ponto a mais a seu favor na disputa eleitoral, uma vez que a área social é uma das mais sensíveis e importantes na gestão pública. Além disso, a Professora Jussara tem um histórico de atuação em prol das questões sociais, o que pode contribuir para sua construção de imagem junto aos eleitores e eleitoras.


Embora ainda não tenha havido anúncio oficial de candidaturas, a possibilidade de uma representatividade e equidade de gênero na política se faz necessário a cada dia. Será necessário acompanhar de perto os desdobramentos da sucessão eleitoral na cidade para saber quem sairá vencedor(a).


 

Bahia Informa

O site que mais cresce na Bahia.

Comments


bottom of page