Planserv integra discussão sobre os desafios da Atenção Domiciliar


Planserv integra discussão sobre os desafios da Atenção Domiciliar


O Planserv – Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais marcou presença no Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad) realizado na Itaipava Arena Fonte Nova. Na última sexta-feira, 15, o coordenador de gestão de rede do plano, Paulo Roberto Santana, participou dos debates acerca das perspectivas da Atenção Domiciliar no Brasil. Na ocasião, o gestor apresentou a visão da operadora a respeito das melhorias necessárias para viabilizar um maior acesso dos beneficiários à assistência domiciliar.

“Entendemos que essa modalidade de atendimento tem grande relevância no processo de cura, ao proporcionar uma reabilitação com todo o suporte necessário na residência do paciente. Ao considerar a população idosa crescente, avaliamos que ela requer maior atenção e há casos em que ela precisa da atenção domiciliar. Entre os beneficiários do Planserv, os idosos representam mais de 23% do total da carteira”, destacou o gestor. A despeito das vantagens desse tipo de atendimento, as discussões apresentaram desafios a serem superados por toda a cadeia de saúde envolvida – instituições e profissionais de saúde, operadoras, entre outros, sobretudo relacionados ao financiamento, para que a ampliação do acesso seja viabilizada.

Segundo Paulo Roberto, “não basta remover o beneficiário do hospital para casa. É preciso garantir um cuidado efetivo e isso requer uma estrutura adequada. Além disso, é fundamental a existência de ‘hospitais de retaguarda’ para os casos em que o quadro do paciente piore e uma remoção seja necessária. Há municípios do interior da Bahia onde esta ainda não é a realidade”, pontuou o representante do Planserv no Consad. Os palestrantes da mesma trilha de discussão, Luis Marrochi e Leonardo Salgado, presidente e diretor regional do Núcleo Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (NEAD), respectivamente, destacaram os altos índices de processos trabalhistas como outro obstáculo à expansão da atenção domiciliar no país.

O Congresso Nacional de Saúde e Atenção Domiciliar (Consad), realizado nos dias 14 e 15 de julho, promoveu diversos debates em torno do tema geral “Tendências e Soluções em Saúde Humanizada: a Hora e a Vez da Atenção Domiciliar”. O evento reuniu mais de 1500 participantes, entre profissionais e empresários da área de saúde, que atuam em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde, empresas de home care, indústria farmacêutica e fornecedores diversos.



 [divider]

Ascom | Planserv

#PlanservintegradiscussãosobreosdesafiosdaAtençãoDomiciliar

0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP