Prefeitura e Secretaria de Educação resgatam cultura e tradições nordestinas no II Arraiá da Educaçã
top of page

Prefeitura e Secretaria de Educação resgatam cultura e tradições nordestinas no II Arraiá da Educaçã


Prefeitura e Secretaria de Educação resgatam cultura e tradições nordestinas no II Arraiá da Educação.


Prefeitura e Secretaria de Educação resgatam cultura e tradições nordestinas no II Arraiá da Educação.



Com a fogueira queimando, o chapéu de palha e o forró ganharam destaque. As festividades juninas acontecem em todo o país e colorem diversas regiões com as bandeiras, balões e vestimentas típicas. Entretanto, é aqui, no Nordeste, que o São João ganha destaque por sua extensão, pelo envolvimento popular e pela realização dos maiores festivais do Brasil. O nordestino mantém vivas, por conta da sua história, as questões tradicionais e simbólicas presentes no seu cotidiano – e as festas juninas representam essa relação.

E foi em homenagem a estes costumes e tradições da nossa terra que na quinta-feira (18) a Prefeitura de João Dourado, através da Secretaria de Educação, realizou o II Arraiá da Educação, que começou às 16 horas e entrou noite adentro. Quadrilhas, trança-fita, maracatu e coreografias marcaram o evento: as escolas da Rede deram um show de criatividade e realizaram apresentações culturais belíssimas – que homenagearam, entre tantas personalidades da nossa cultura, Luiz Gonzaga: o Rei do Baião. Os concursos da Garota e Casal Caipira animaram os presentes, que lotaram o ginásio de esportes Josebias Cardoso. A emoção ficou por conta da quadrilha Maria Bonita, de Central, que, trazendo à sua apresentação o contexto da história de Lampião e Maria Bonita, enalteceu a figura do nordestino, sua alegria e sua luta. A quadrilha de Irecê também participou, abrilhantando a programação.

O prefeito Rui Dourado, que participou de todo o evento, destacou a importância cultural do Arraiá e parabenizou todos que se empenharam em realizar a programação. “O Arraiá da Educação é uma festa muito nossa, brasileira, nordestina. É algo que é forte, porque tem o objetivo de celebrar nossa cultura e o nosso povo”, pontuou o gestor. Além de gerar essa identidade, o Arraiá da Educação foi uma festa para qualquer faixa etária: pais, professores e alunos, todos participaram e contribuíram para que este evento, de caráter cultural, celebrasse a nossa cultura nordestina em clima de paz.

[divider]

PMJD

bottom of page