icultores formados, tornando-se multiplicadores e fomentando a economia local", afirma Raíssa Cafure Lafranque, vice-presidente da EDF Renewables Brasil.
Além da construção das instalações e da doação de equipamentos, o projeto Maní promoveu ainda o Curso de Assistência Técnica e Rural (ATER) para produtores locais, a fim de resgatar técnicas de plantio, manejo e colheita da mandioca. Visitas técnicas a outras unidades produtivas, também na região da Chapada Diamantina, complementaram o aprendizado, proporcionando uma visão abrangente do trabalho das organizações sociais e suas interações com fornecedores e produtores rurais.
“Com o projeto Maní, aprendemos como cultivar a mandioca de forma correta. Nós, agricultores, estamos muito felizes com a inauguração da tão sonhada casa de farinha e agradecemos em especial a EDF Renewables e a todos que fizeram parte do projeto. Através dessa oportunidade, percebemos que Bonito tem um grande potencial para a policultura”, afirma Ana Lídia Macedo, moradora da comunidade quilombola Cabeceira do Brejo.
Sobre o Parque Eólico Ventos da Bahia:
O parque é composto por três fases que somam um investimento total de R$ 1,85 bilhão, financiado pelo BNB e BNDES. Ventos da Bahia possui 108 aerogeradores, com capacidade instalada total de 365 MW e evita a emissão de cerca de 360 mil toneladas de CO2 ao ano – o equivalente à emissão de mais de 120 mil veículos em circulação por ano. O ativo foi o primeiro empreendimento da EDF Renewables do Brasil e conta com diversos contratos de venda de energia no mercado livre (ACL) e no mercado regulado (ACR). Atualmente, Ventos da Bahia é controlado pela EDF Renewables e pela Omega Energia.
Sobre a EDF Renewables
A EDF Renewables é uma empresa global de energia que desenvolve, constrói e opera usinas de geração de energia renovável. Ator-chave na transição energética no mundo, a EDF Renewables implementa, dentro do Grupo EDF, projetos competitivos, responsáveis e com geração de valor. Em todos os países em que atua, nossas equipes se comprometem diariamente com os stakeholders locais, unindo sua expertise e capacidade de inovação no combate às mudanças climáticas. No final de 2022, a EDF Renewables operava uma capacidade instalada líquida de projetos eólicos e solares equivalente a 11,4 GW (18,5 GW bruto) em todo o mundo. Presente principalmente na Europa e América do Norte, a EDF Renewables continua crescendo e se posicionando em mercados promissores como Brasil, China, Índia, África do Sul e no Oriente Médio. Mesmo com a forte participação em eólica onshore e solar fotovoltaica, a Companhia também atua em eólica offshore e flutuante, bem como em novas tecnologias como armazenamento de energia, solar flutuante e agrovoltaico. No Brasil desde 2015, a EDF Renewables Brasil é um importante agente do setor de energia renovável, totalizando mais de 1,8 GW em projetos viabilizados de energia solar e eólica na Bahia, em Minas Gerais e na Paraíba.
Bahia Informa
O site que mais cresce na Bahia.
Comments