Região de Irecê: Conselho de de Segurança Municipal cobra do governador funcionamento da Unidade Pri
top of page

Região de Irecê: Conselho de de Segurança Municipal cobra do governador funcionamento da Unidade Pri

Veja o Sertão/ Ray Cruz

O Conselho Comunitário de Segurança Pública de Irecê – Conseg, composto por membros da sociedade organizada, demonstrando profunda preocupado com os índices de violência e criminalidade cada vez mais alarmantes, apensar do trabalho destacado realizado pelas policias Civil e Militar e para contribuir com que este serviço seja reforçado e intensificado em beneficio da população, aproveitou a vinda do governador Rui Costa, a região, e solicitou que seja incluso na pauta de prioridades, duas demanda prementes para região de Irecê na área de segurança: a ampliação do efetivo de policias militares com a efetivação de novos soldados, e considerado uma necessidade urgente, que coloque em operacionalização a Unidade Prisional, pois encontra-se pronta há cerca de dois anos, correndo o risco de se tornar um elefante branco.

Segundo o presidente do Conseg, Brenno Rebouças Motinho, a unidade prisional de Irecê, foi concluída em 2017, mas o seu funcionamento enfrenta dificuldades por conta de uma decisão judicial. Foi informado que o impeditivo envolve o modelo de gestão proposto pelo Governo do Estado para a manutenção e o funcionamento dos equipamentos, mas espera que seja encontrada uma alternativa viável entre as partes. Pois a sociedade é que não pode ficar no prejuízo, pontua.

O Estado diz que os presídios baianos são geridos por um modelo de cogestão, adotado pela Bahia há muitos anos, e que foi escolhido por sua eficiência. Em agosto do ano passado o governador Rui Costa chegou a buscar uma solução para o impasse junto ao STF, mas até o momento nenhuma solução. (Veja o Sertão)

bottom of page