Retrospectiva do ano e as relações de saúde

Estamos finalizando o ano de 2016 e naturalmente começamos a realizar as retrospectivas, afinal, o período natalino, assim como a proximidade do novo ano trazem consigo este ar mais analítico sobre a vida e suas relações. Sobre as quais renovamos as esperanças, as metas, os objetivos. Neste artigo, vamos enfatizar o que devemos ter em mente em relação à saúde nas nossas retrospectivas e perspectivas para 2017.

Retrospectiva quer dizer um relato de acontecimentos durante certo período, sendo assim, daremos um norte para a sua análise pessoal e correlacionaremos com os aspectos da saúde.

Vamos começar?!

Um ano pode passar rápido, contudo, não deixamos de vivenciar muitos momentos. Nada em um ano é desproveito! A diferença está nas preeminências.

Comece avaliando tudo e redimensionando suas próximas prioridades. É de grande importância realizarmos estas análises para o novo ano, sejam elas: relações pessoais, profissionais, religiosas.

E a saúde? A saúde envolve muito mais aspectos do que imaginamos (saúde física, psicológica/mental, religiosa/espiritual, profissional, econômica/financeira). E tudo isso precisa estar em equilíbrio!

Então:

  1. Reavalie exatamente tudo que vivenciou;

  2. Pontue aquilo que gostaria de manter;

  3. Descarte o que não lhe faz bem, ou o que não foi construtivo (relações de prioridade);

  4. Trace suas novas metas, objetivos (pessoais, profissionais e/ou religiosos);

  1. Aspectos pessoais: qualidade de vida (saúde física e mental, alimentação, prática de exercícios, relacionamentos interpessoais (familiar, amoroso, de trabalho, de amizade, na comunidade, entre outros);

  2. Aspectos profissionais: Está desempregado(a), estudando, na vida de concurseiro(a), na empresa que sonhou, realizando o que gosta ou não? Avalie-se e mantenha-se sempre em quaisquer destas ocasiões se aprimorando, se superando. Engajamento é importante para auto realizações!

Lembrem-se que no atual cenário do Brasil não está fácil pra ninguém, mas pode melhorar! Assim como disse o Mário Sérgio Cortella, em entrevista ao Otávio Mesquita: “…Esperança! Mas tem que ser esperança do verbo esperançar, porque tem gente que tem esperança do verbo esperar!” #FicaADica

  1. Aspectos religiosos e/ou espirituais: Refere-se a uma experiência que transcende a ciência, porém implica de diversas formas no cotidiano das pessoas (há quem acredite ou não, e não vamos aqui diferenciar os conceitos ou entrar nesta seara). Historicamente percebemos que existem impactos na saúde, na saúde psicológica/mental. Vale apenas ressaltar a existência, o estreitamento ou se já está em equilíbrio este aspecto na sua vida.

  2. Faça seu planejamento, de forma que, elabore por precedência (o que está mais próximo de se resolver, de realizar, o que demanda tempo, investimento, entre outros) Uma dica: anote em um caderno, agenda, bloco de notas do seu celular e observe o cumprimento das suas ações determinadas. Nada de se sabotar! Mudanças nos planos podem ocorrer, e, se for preciso restabeleça-as! Seja realista e justo(a) com você mesmo(a)!

Saúde é bem estar, é estar bem consigo, com a vida!

Um feliz ano novo, repleto de amor próprio, amor ao próximo, respeito, gentileza, caridade, SAÚDE, realizações. Infinitas coisas boas à todos, e aos nossos leitores!

#AnoNovo #BemEstar #QualidadedeVida #Saúde

1 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 Bahia Informa- O site que mais cresce na Bahia. #REDELSP