São Gabriel realiza tradicional festa “Os Caretas”
top of page

São Gabriel realiza tradicional festa “Os Caretas”

São Gabriel realiza tradicional festa “Os Caretas” ASCOM

São Gabriel realiza tradicional festa “Os Caretas” ASCOM


Um dos momentos mais especiais em termos de cultura em São Gabriel está em vias de acontecer. Sob organização de Jirreh Oliveira e Gilmacy Batista, a tradicional festa “Os Caretas”, irá ocorrer no dia 04 de abril, no povoado de Pitial, distante 18 km da sede.

A festa que possui mais de 80 anos de história e costuma reunir centenas de pessoas não só da cidade, mas da região inteira, tem uma programação muito animada e rica em manifestações culturais.

À noite de sexta-feira, 03, em Pitial, já é o esquenta oficial para “Os Caretas”, pois haverá apresentação de filme nacional e exibição de imagens da festa realizada no ano passado. Tudo isto gera expectativa sobre o que virá no evento do dia seguinte.

A programação do dia 04 é extensa e começa logo pela manhã com o movimento dos Caretas em Pitial e em Besouro. À tarde haverá brincadeiras, com direito a prêmio para os vencedores que se arriscarem nas disputas de corrida de saco, corrida de ovo na colher, pau de sebo, quebra pote e os melados.

Continuando o momento festivo, as pessoas ainda poderão participar de cantigas de roda e prestigiar a Roda de São Gonçalo e o Reisado de Lagoinha. E à noite, para finalizar com chave de ouro, todos poderão dançar forró pé de serra ao som da banda Flor de Barriguda. Esta diversão intensa envolve toda a comunidade, especialmente as crianças, uma vez que para elas haverá ainda distribuição de gostosas balas.

De acordo com a prefeita Gea Rocha “tradições como estas jamais podem ser esquecidas, principalmente porque temos orgulho de sermos conhecidos como cidade da cultura, por isto a Prefeitura apoia “Os Caretas” com logística, carro de som, banda, palco e tudo o que estiver ao nosso alcance. O papel da nossa gestão é fortalecer cada vez mais as nossas manifestações artísticas e culturais”.

bottom of page