Até três parcelas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) podem ser liberadas aos trabalhadores que aderiram à modalidade de saque-aniversário.
A sistemática é conhecida por autorizar, todos os anos, a retirada de uma parte do saldo acumulado no fundo no mês de nascimento do beneficiário.
Para receber os recursos antecipados, a regra exige a participação na modalidade de saque-aniversário do FGTS. A partir daí, basta solicitar a antecipação das parcelas por meio de um empréstimo com taxas de juros mais baixas pela Caixa Econômica Federal.
Neste caso, elas são fixas em 0,99% ao mês e ao ano podem chegar a 12,54%. O valor mínimo da antecipação do saque-aniversário do FGTS é de R$ 2 mil. Contudo, em alguns casos, o trabalhador pode resgatar quantias de até R$ 6 mil.
Requisitos da contratação
Veja a seguir algumas condições necessárias para a solicitação do empréstimo:
Ter idade acima de 18 anos ou ser emancipado pelos pais;
Possuir conta corrente ou poupança na Caixa (com exceção da Poupança Social Digital e Poupança Caixa Fácil);
Contar com saldo de FGTS suficiente para a antecipação, dentro dos valores mínimos para contratação;
Estar com o CPF em situação regular na Receita Federal;
Ter aderido ao saque-aniversário do FGTS e autorizar a Caixa a consultar informações do FGTS.
Como solicitar a antecipação do FGTS
Para quem já é correntista da Caixa, existe a opção de simular agora mesmo pelo Internet Banking ou aplicativo Caixa. Basta ir nas opções “Crédito”, “Antecipação saque-aniversário” e depois “Simular e contratar”.
No caso de não correntistas, a prévia do acordo pode ser realizada no aplicativo do FGTS.
O cidadão que não estiver com o cadastro atualizado, ou não tiver conta corrente ou poupança na Caixa, deverá procurar qualquer uma das agências do banco espalhadas em todo o território nacional.
Comments