Sebrae realiza o projeto ALI em Ação em Irecê.
top of page

Sebrae realiza o projeto ALI em Ação em Irecê.

Projeto tem participação de 30 empresários de vários segmentos.

Cerca de 30 empresários que integram o programa Agentes Locais de Inovação (ALI) assinaram um termo de cooperação e estão participando do Projeto ALI em Ação, idealizado pelo Sebrae em Irecê. O projeto tem o objetivo de integrar empresas e escola, visando a transformação dos participantes através de capacitações e experiências práticas.

O primeiro encontro do ALI em Ação foi realizado no dia 30 de abril, com a presença dos empresários participantes e da turma de alunos do 4º período do curso técnico de Administração do Centro Territorial de Educação Profissional de Irecê (CETEP). Durante o lançamento, Mirla Vieira, da empresa Mirla Modas, falou para a turma de alunos sobre a alegria em poder contribuir com o crescimento profissional deles e apontou a importância do projeto para a sociedade ireceense.

“Acredito muito no projeto e fico feliz em poder dar esta oportunidade a esses jovens que estão tão focados em aprender e a colaborar com as empresas participantes. É uma relação ganha-ganha, que tenho certeza que será exemplo para os próximos empresários que participarão do ALI”, diz.

Norberto Medeiros, da empresa Alfe Madeira e Construção, ressaltou o caráter social do projeto e comemorou a parceria do Sebrae para a efetivação das ideias. “Esse é o nosso papel como empresários. Minha empresa está de braços abertos para receber os estagiários e contribuir com esta proposta piloto. Acredito de verdade que para ser um bom profissional, em primeiro lugar, é preciso ser um bom ser humano, e com essa parceria só temos a crescer”, afirma.

A estudante de administração Kauane Rodrigues está entusiasmada com a possibilidade de contratação antes mesmo de finalizar o curso. “Estou muito feliz e realmente agradecida por ter esta oportunidade. Nunca tivemos um projeto tão elaborado e com esta proposta de inclusão no mercado de tantos jovens ao mesmo tempo. É uma grande oportunidade não só para os envolvidos no projeto, mas também para o instituto CETEP como um todo”, avalia.

Atividades

Dando continuidade, o projeto ALI em Ação realizou o segundo encontro, que aconteceu no último dia 23 de maio e abordou o tema empreendedorismo. Para a técnica do Sebrae em Irecê, Delian Mendes, essa troca de experiências é fundamental para o aluno entender melhor o dia a dia da empresa e participar do projeto de forma efetiva e com foco nas ações.

“As visitas são parte do projeto, que visa colocar no mercado cerca de 30 alunos do curso técnico de administração, e as capacitações realizadas pelo Sebrae são importantes para situar o aluno que ainda não tem esta experiência profissional”, conta.

Como parte das atividades do projeto, no último dia 24 de maio, os alunos fizeram uma visita técnica à empresa Cléia Foto e Vídeo, onde participaram das ações de rotina do empreendimento, visitando os estúdios e conhecendo as áreas e profissionais da empresa.

Para a empresária Cléia Pereira, esse momento é importante para os participantes conhecerem a história do empreendimento e o funcionamento real da empresa. “Essa visita proporciona uma troca de experiências incrível e a gente mostra que para empreender é preciso muita vontade, organização, responsabilidade e foco nos resultados”, aponta.

As atividades do projeto vão seguir até o mês de agosto e, durante esse período, o Sebrae vai capacitar os alunos e realizar cursos e oficinas direcionadas paras os empresários participantes.

“Em agosto, o Sebrae finaliza esse ciclo do ALI e nada melhor do que fechar as atividades com este modelo de contratação que envolve a questão social e vai contribuir com a sociedade, buscando integrar empresas e escola, transformando assim o indivíduo através de capacitações e experiências práticas”, explica a técnica do Sebrae, Delian Mendes.

O Gerente Regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, destaca ainda a colaboração e o comprometimento dos empresários no projeto e ressalta a importância do viés social que o projeto está adotando.

“Os empresários se propõem a contratar, mesmo que pelo tempo de experiência, alunos que estão no curso técnico de administração e estão sendo preparados pelo Sebrae através de iniciativas teóricas e práticas. É um projeto que transforma a realidade social e insere as empresas neste segmento de responsabilidade social”, explica.

O cronograma de atividades contempla ações até o dia 14 de agosto, com oficinas, mesas redondas, visitas técnicas, módulos de elaboração e evento de encerramento, com autorreflexão, depoimentos, reflexões e apadrinhamentos.

Projeto ALI em Ação

O ALI em Ação é um projeto piloto que está sendo realizado pela regional do Sebrae em Irecê e conta com as seguintes empresas parceiras: Sancal Modas, RM Engenharia, Organização Macedo, Mirla Modas, Casa Medeiros, ALFE Construção e Madeira , Sertão Ferro, Casa Rural, Cléia Fotos, Jacyonete Calçados, Megga Centro, Mega News, Farmácia Vitória, CEOM, Ponto.Com Tintas, Comercial Carvalho, Dibama, Mercantil Souza, Irecê Modas, Mateus Material de Construção, Áudio Clínica, César Material de Construção, Magazine, Secretaria de Indústria e Comércio de Irecê.

Por: Nara Zaneli

bottom of page