Universitários de Irecê se qualificam para disputar jogo de empreendedorismo.
top of page

Universitários de Irecê se qualificam para disputar jogo de empreendedorismo.

Ciclo de palestras é realizado em parceria com a Faculdade do Sertão (Uessba).

Por: Evelinne Dourado


Irecê – Desde 2013, a estudante de Administração Mayara Bispo participa do Desafio Universitário Empreendedor. A competição, promovida pelo Sebrae, é voltada para estudantes universitários de todo o país que querem aprofundar seus conhecimentos em empreendedorismo. “É impossível não ficar totalmente envolvida na área, jogando o Desafio Universitário Empreendedor. O conhecimento adquirido é intenso, e a necessidade de tomada de decisões é fundamental para o mercado de trabalho”, contou.

Para preparar universitários como Mayara a empreender e encarar a competição, o Sebrae deu a largada, na quinta-feira, 11, a um curso de empreendedorismo, que acontece até setembro deste ano, para os alunos da Faculdade do Sertão (Uessba). Composto por quatro palestras, o curso aborda temas como sustentabilidade, inovação e atendimento. A primeira palestra, “Sistemas de Gestão Ambiental”, foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Edson Diniz, e reuniu estudantes de Administração, Contabilidade e Pedagogia, na sede da faculdade.

No encontro, o consultor trabalhou as ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para a promoção do desenvolvimento sustentável dos negócios, respeitando a natureza e seus recursos, sejam eles renováveis ou não. “O tema é amplo, e é importante que os futuros empreendedores estejam atentos às exigências legais às quais as empresas deverão adequar-se na área ambiental”, alertou Diniz, também engenheiro agrônomo e de segurança do trabalho.

Já as próximas palestras vão abordar os temas “A importância do atendimento para a empresa”, no dia 31 de julho; “Como empreender seu próprio negócio”, em 21 de agosto; e “Inovação como estratégia competitiva”, no dia 11 de setembro. Ao participar do curso de empreendedorismo, os alunos inscritos poderão acumular até 100 mil pontos no Desafio Universitário Empreendedor.

A técnica do Sebrae Irecê, Delian Mendes, destacou a importância da competição, que convida o universitário a vivenciar experiências empreendedoras reais e virtuais. “O Desafio busca compartilhar conhecimento e experiências, e fortalece os futuros empreendedores que estão chegando no mercado”, explicou Delian. Para ela, além da preparação para o jogo, o ciclo de palestras tem o intuito de qualificar ainda mais os estudantes. “A ideia é orientar, capacitar e apoiar as iniciativas dos nossos universitários, em prol da consolidação de novos negócios na microrregião de Irecê”, completou.

Podem participar gratuitamente do Desafio Universitário Empreendedor alunos matriculados em universidades públicas ou privadas de todo país, em qualquer curso de graduação. De caráter educacional, a competição reúne atividades com conteúdos de gestão, inovação e empreendedorismo. Os participantes somam pontos a partir dos jogos da plataforma e capacitações. A competição está com inscrições abertas, via internet.

O curso de empreendedorismo é realizado pelo Sebrae em parceria com a Uessba. Mais informações podem ser obtidas no Sebrae Irecê, localizado na Rua Coronel Terêncio Dourado, nº 161, Centro, (74) 3641-4206; ou na Uessba, na Rua Doutor Cláudio Abílio Aragão, nº 88, Loteamento Morada do Sol, (74) 3641-3245.

bottom of page