Urgente: Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados do Cadastro Único para evitar bloqueio
top of page

Urgente: Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados do Cadastro Único para evitar bloqueio



A Secretaria de Assistência Social de João Dourado alerta os beneficiários do Programa Bolsa Família do município que estão em descumprimento com as condicionalidades da saúde, educação e assistência social previstas pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), que o benefício poderá ser bloqueado, caso continuem em pendência.

Por isso, para evitar cancelamento do benefício, a Secretaria convoca os beneficiários para que realizem, com urgência, a atualização do Cadastro Único – a porta de entrada para programas sociais do governo federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, Carteira do Idoso, Cisterna e outros. Devem fazer o recadastramento até o dia 20 de março os beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualizar os dados. Lembrando sempre de que para a atualização do Cadastro é necessário levar os documentos de todas as pessoas que moram na casa, uma conta de luz e declaração de matrícula, se tiver filhos na Escola.

As condicionalidades são compromissos assumidos tanto pelas famílias beneficiárias do Bolsa Família, quanto pelo poder público, para ampliar o acesso dessas famílias a seus direitos sociais básicos. Na área de saúde, as famílias beneficiárias assumem o compromisso de acompanhar o cartão de vacinação, o crescimento e o desenvolvimento das crianças de 0 a 7 anos de idade. As mulheres na faixa de 14 a 44 anos também devem fazer o acompanhamento, e as gestantes devem realizar o pré-natal e o acompanhamento da sua saúde e do bebê. Já na educação, a condicionalidade é a frequência escolar e a assistência na atualização de cadastro.

Por isso, evite bloqueio dos seus benefícios sociais: procure a Secretaria de Assistência Social e atualize as informações do seu cadastro:

– Atualizando até o dia 20 de março os cadastros desatualizados há mais dois anos, – Informando  quando a criança ou o adolescente mudar de Escola ou desistiu de estudar; – Matriculando e informando, até o dia 31 de março, o nome da Escola em que crianças com 6 anos completos estudam; – Justificando a falta na Escola se a criança ou o adolescente precisar faltar à aula; – Levando a criança de até 7 anos de idade para vacinar, pesar e medir na Unidade de Saúde da Família; – Realizando as consultas de pré-natal caso haja gestante na família.

[divider]

ASCOM PMJD

bottom of page