América Dourada: Entrevista com o Prefeito Joelson Cardoso do Rosário.
top of page

América Dourada: Entrevista com o Prefeito Joelson Cardoso do Rosário.

América Dourada: Entrevista com o Prefeito Joelson Cardoso do Rosário.

América Dourada: Entrevista com o Prefeito Joelson Cardoso do Rosário.


Prefeito Joelson Cardoso do Rosário , sou Beatriz Dourado Souza e ele é Maycon Ferreira de Souza , somos estudantes da Escola Presbiteriana de Canal da Cidade de João Dourado-Ba  , o tema escolhido da nossa entrevista foi o São Pedro de América Dourada , por ser tradicional em nossa região. Portanto , gostaríamos que o senhor falasse sobre a festa do  São Pedro . Primeiramente gostaríamos de saber do senhor quando iniciou essa festa ?

Pois bem Beatriz e Maycon ,com a emancipação política de América Dourada em 25 de Fevereiro de 1985 , o 1º Prefeito , Dr. Sinobelino  Dourado Neto em Junho de 1986 , realizou a primeira festa de São Pedro em praça pública, com construção de barracas padronizadas , palco profissional , iluminação, sonorização da praça ,show  pirotécnico ,shows com grandes atrações regional , estadual e até mesmo nacional.

Por qual motivo América Dourada  comemora o São Pedro e não o São João ?

Sabe-se que a mudança da festa junina de São João para São Pedro aconteceu em virtude da grande maioria das cidades vizinhas comemorarem o São João, com isso evitaria a concorrência direta com as festas de São João realizadas em grandes centros da Bahia , principalmente Irecê , que com o seu  poder aquisitivo contrata as melhores bandas e os artistas  mais famosos do país , atraindo assim , todo público regional e  até mesmo do Estado .

Que tipo de beneficio América Dourada ganhou com essa decisão de comemorar o São Pedro  ?

Como o São Pedro acontece depois do São João ,América Dourada ficou praticamente sem  concorrência nível regional . Hoje é reconhecido como um dos melhores eventos juninos do interior da Bahia.

Integrado à cultura popular nordestina, o ciclo dos festejos juninos ultrapassou limites e hoje é também um marco turístico e um significativo fator de incremento da economia . Qual o impacto socioeconômico dessa festa para a cidade ?

Toda  cidade  ganha destaque e notoriedade , pois aquece o comercio local, além de gerar emprego e renda a muitas pessoas.

As festas juninas como o São João e o São Pedro representam um dos elementos culturais do povo nordestino .Qual a importância dessa festa para o seu povo ?

Este evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal, juntamente com a Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer.O evento proporciona aos visitantes e população em geral a oportunidade de conhecer o São Pedro do nosso município e, ao mesmo tempo, renovar a tradição dos festejos juninos.

Integrado à cultura popular nordestina, o ciclo dos festejos juninos hoje é um marco turístico e um significativo fator de incremento econômico,pois aquece a economia da cidade em vários setores: comércio, gastronomia e trabalhadores informais, que têm uma renda extra no período da festa.Celebrar esta festa é manter viva a cultura do nosso povo,pois se tornou tradição e é, sem dúvidas, uma das melhores festas juninas do nosso interior,seja pelas atrações que aqui se apresentam, seja pelo grande número de pessoas que se fazem presentes nessa festa,ou mesmo pelo clima junino que envolve toda a cidade,ganhando destaque e notoriedade. Portanto, no mês de junho, a nossa cidade vira roteiro obrigatório para quem busca diversão e valorização numa festa diversificada e única.

As festas juninas somam hoje, contribuições culturais de vários povos que aqui se estabeleceram como o passar do tempo . O que representa o São Pedro de América Dourada em nível regional e estadual ?

Posso lhes assegurar que o São Pedro de América Dourada se tornou tradição e é sem dúvidas uma das melhores festas juninas do nosso interior , seja pelas atrações que aqui se apresentam, seja pelo grande número de pessoas que se fazem presentes nessa festa , ou mesmo pelo clima junino que envolve toda cidade .

Apesar da crise econômica que afeta o país, não é necessário cancelar as tradicionais festas juninas, pois podem ser utilizadas medidas que economizem na realização da festa.A prefeitura vai realizar o São Pedro 2016 ?

Hoje os tempos são outros , os recursos são mais escassos , mesmo assim , apesar das dificuldades financeiras que vem passando o país , o estado e principalmente o nosso  município ,dentro do possível , vamos realizar neste ano de 2016 , mais uma edição do São Pedro entre os dias 29 de junho e 3 de julho , oferecendo para os munícipes uma boa estrutura com  contratação de Artistas e bandas a níveis regional , estadual e nacional . Desde já , fica aqui nosso convite para todos que gostam de uma boa festa .

bottom of page