Butantan diz ter recuperado após incêndio entre 15% e 20% das cobras
top of page

Butantan diz ter recuperado após incêndio entre 15% e 20% das cobras


O curador do acervo de serpentes do Butantan, Francisco Franco, informou nesta quinta-feira (29) que entre 15% e 20% das 77 mil cobras que estavam no prédio que pegou fogo em 15 de maio em São Paulo foram recuperadas. A coleção, que tinha mais de cem anos, era considerada uma das mais importantes do mundo.

A informação foi divulgada após um encontro de cientistas sobre segurança em acervos biológicos, promovido durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre esta semana em Natal.

“Entre 15% e 20%, com alguma margem de falha, do acervo de serpentes foi resguardado”, disse o curador. Segundo Franco, os números são provisórios, já que o instituto ainda não conseguiu fazer o levantamento completo das espécies preservadas por falta de espaço. “Precisamos de uma área grande para trabalhar, para fazer triagem.”

O curador calcula que cerca da metade dos mil exemplares mais importantes – chamados de “espécies-tipo” – foi preservada. Essas serpentes foram as usadas por pesquisadores para descrever espécies novas, e servem de referência para futuros trabalhos sobre esses animais.

“Já temos certeza que 370 foram resgatados, mas ainda há muitos tambores para serem abertos e triados”, informou Franco.

bottom of page