Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado realiza o VI fórum de profissões.
top of page

Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado realiza o VI fórum de profissões.

Profissão

Ter uma profissão é um dos principais anseios de todo o jovem, pois é a partir dela que lhe será assegurada melhor condição para inserir-se no mundo do trabalho, que por sua vez, tem sido marcado pela competitividade e pela segregação social.

Uma grande dificuldade desse jovem é a busca do curso ideal, que lhe garanta a profissionalização adequada, quer seja por desconhecimento teórico deste, das suas atribuições; quer seja por falta de acesso às universidades públicas e gratuitas, em se tratando da clientela da escola pública estadual.

Partindo do pressuposto de que o ensino médio não constitui um fim, mas um início para aqueles que sonham e querem lutar por tais sonhos, que as disciplinas de inglês, sociologia e redação, juntas aos alunos e alunas da 3ª série do ensino médio e em parceria com os profissionais do nosso entorno realizam este projeto.

Dentre as etapas previstas, destacam-se: visita às universidades de ensino locais, pólos EAD, institutos de ensino técnico e o Fórum de Profissões, no qual os profissionais escolhidos pelos alunos discorrem sobre suas escolhas profissionais e sobre as peculiaridades dos respectivos cursos , apresentando informações bastante pertinentes para a compreensão, motivação e escolha dos nossos alunos.

O Projeto iniciou-se em outubro de 2009 e já colhemos os frutos, pois desde o ano anterior, acrescentamos os depoimentos de ex-alunos que terminaram a graduação ou que ainda permanecem estudando. O trabalho tem sido significativo tanto para eles próprios ao se sentirem valorizados, como para os alunos atuais, professores e gestores.

Já estamos realizando o VI evento, inovando e almejando contribuir com a motivação de sonhos nos nossos alunos, ao salientar que eles são capazes e podem conseguir o acesso à universidade, ou mesmo à profissionalização, através de determinado curso técnico oferecido em nossa microrregião.

Damares Ferreira de Souza Loula.

Professora de Inglês.

Colégio Estadual Idalina da Silva Dourado.

João Dourado BA, 22 de maio de 2015.

bottom of page