Deputada Fabíola Mansur pede estudo sobre casos de câncer em Irecê.
top of page

Deputada Fabíola Mansur pede estudo sobre casos de câncer em Irecê.

Deputada pede estudo sobre casos de câncer em Irecê.

A deputada Fabíola Mansur (PSB) irá levar ao secretário estadual de saúde, Fábio Villas- Boas, o pedido para a realização de um estudo sobre o índice de casos de câncer no território de identidade de Irecê, região central do Estado que compreende 20 municípios e abrange uma população superior a 400 mil habitantes.

A suspeita é a de que os índices de câncer nesta região estariam muito acima dos patamares observados nas demais regiões do estado, e que este fenômeno estaria relacionado ao uso indiscriminado de agrotóxicos.

“A implantação de uma unidade de oncologia é um pleito antigo desta região e que sem dúvida será fortalecido com um estudo capaz de amparar com dados concretos desta suspeita”, defendeu Fabíola Mansur, ao ser questionada pelo assunto pelos jornalistas J. Sidney, Débora Suellen e Sandro Moreno em entrevista à Rádio Líder FM na última sexta-feira, 02. Segundo J. Sidney, o nível de contaminação de alguns alimentos produzidos na região é tamanho que “tem gente que não tem coragem de levar para a mesa de sua casa o produto que vende”. Para Sandro Moreno, “a falta de fiscalização e de punição” agrava o quadro.


Fabíola é entrevistada na Líder FM por J. Sidney e Sandro Moreno.


Glaucoma – A deputada socialista esteve em Irecê e em João Dourado para acompanhar os mutirões contra o glaucoma realizados no último final de semana pelas prefeituras dos municípios de Irecê e de João Dourado, e que juntos foram responsáveis por mais de 1.500 consultas oftalmológicas gratuitas.

“Dá muito orgulho de ver um projeto iniciado há sete anos tomar corpo, ganhar vida própria e retornar ao ponto de origem com tanto sucesso”, declarou Fabíola que, na condição de médica oftalmologista, coordenou o Programa Nacional de Combate ao Glaucoma.

Os Mutirões de Combate ao Glaucoma de Irecê e João Dourado foram promovidos pelas prefeituras municipais em convênio com a clínica Oftalmodiagnose, que disponibiliza toda a estrutura de atendimento composta por uma equipe de 18 profissionais de saúde e um caminhão contendo quatro consultórios totalmente equipados.


O prefeito Celso Dourado e a deputada Fabíola Mansur durante o Mutirão Contra o Glaucoma em João Dourado.


“Ações como essa são de grande relevância para Irecê, uma vez que estamos aqui fazendo um rastreamento para diagnosticar uma doença que pode levar à cegueira”, destacou a secretária de Saúde de Irecê, Ana Cácia. “Muitas pessoas hoje tem glaucoma em estágio avançado, com o comprometimento da visão, porque não tiveram essa oportunidade de fazer o diagnostico precoce”, pontuou.

Para a produtora rural Raildes Barbosa Bastos, 48, o Mutirão do Glaucoma não poderia ter vindo em hora melhor. “O médico do PSF me mandou fazer esse exame, mas eu não tinha como pagar os 400 reais pela consulta. O Mutirão caiu como uma luva”.

O médico e prefeito de João Dourado, Celso Dourado, fez questão de acompanhar o Mutirão realizado neste sábado, 03, no Ginásio de Esportes Josebias Cardoso Dourado. “Nos sentimentos contemplados com este programa de extrema importância para a saúde da população joãodouradense. Todos os municípios baianos deveriam ter esta oportunidade”. O prefeito destacou ainda o papel da deputada Fabíola Mansur. “O combate ao glaucoma e o estudo sobre o índice de casos de câncer mostram o compromisso da deputada Fabíola com a saúde da nossa região”, completou.


A produtora rural Raildes Bastos e a deputada Fabíola Mansur.


bottom of page