Deus conta histórias.
top of page

Deus conta histórias.


Deus conta histórias

Deus conta histórias

A Bíblia é um livro de histórias. Primeiro foram histórias contadas oralmente de pai para filho, de geração em geração, pois não havia escrita ainda… Depois estas histórias foram registradas, mas poucas pessoas sabiam ler e escrever… então novamente foram histórias contadas por alguns para muitos… as pessoas se reuniam para ouvir as histórias de  Deus… Aos poucos a Bíblia foi sendo completamente compilada, Deus usou mais de 40 autores diferentes ao longo de 1600 anos… Pense num Deus que gosta de histórias… Histórias de amor  – Jacó e Raquel, Histórias de Aventura – Jonas e o grande peixe, Histórias de adultério – Davi e Bate Seba, Histórias fantásticas – a criação do mundo, Histórias futuristas – apocalipse, Histórias de gente – biografias – Jesus, Paulo, Isaías…., Histórias de tragédias – Israel sendo levado para o cativeiro…

Mas mais do que histórias… Deus mesmo se revela através destas histórias, Deus se dá a conhecer, se mostra, e mais do que isto, deseja ser conhecido.  Como diz Eugene Peterson: “A história faz sentido porque a vontade de Deus e da humanidade se manifestam nela. Nada é aleatório, sem importância ou inexpressivo.”   Infelizmente em muitos momentos da história do homem as histórias de Deus foram esquecidas, ou deixadas de lado… na Idade Média, por exemplo, as histórias de Deus eram contadas em latim, uma língua desconhecida pelas pessoas comuns, só falada pelos religiosos, … então as histórias de Deus não chegavam as pessoas e assim as pessoas não tiveram a oportunidade de conhecer Deus…. Veio então a Reforma, Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, para que todos pudessem ler as histórias de Deus…. Veio a imprensa e a Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso… A Bíblia se espalhou … é o livro mais impresso no mundo… nós temos a acesso a um número imenso de diferentes traduções e comentários…. Mas perdemos o gosto de ouvir…. Passamos a ler… Ler é diferente de ouvir… quando leio, eu tenho o controle (leio o que quero, até onde eu quero e interpreto do meu jeito)… quando ouço, o outro tem o controle (ele me diz o que ouvir, o quanto ouvir)…

Então, em vez de ouvir a revelação de Deus, passamos a conceber Deus –  encaixar Deus na nossa história e não encaixar a nossa história na história dEle. E ai nos perdemos, não sabemos mais quem Deus é….

Cotidiano da Fé

bottom of page