top of page

Carne impressa em laboratório na Bahia vence prêmio de inovação

Pesquisadores do SENAI CIMATEC, em Salvador, desenvolveram a CELLMEAT3D, uma carne cultivada em laboratório com o objetivo de ter os mesmos valores nutricionais da carne convencional, mas produzida com o auxílio de uma impressora 3D. O projeto venceu o prêmio Finep Nordeste de Inovação 2025 na categoria Agroindústrias Sustentáveis.

O processo envolve o isolamento de células animais, cultivo em biorreator e impressão 3D, sem a necessidade de abater animais. As vantagens incluem redução de até 60% no consumo de água, menor risco de contaminação e ausência de sofrimento animal.

No entanto, a carne cultivada ainda enfrenta desafios de custo e falta de regulamentação para comercialização no Brasil. A inovação representa um avanço significativo na busca por alternativas sustentáveis e éticas na produção de alimentos.

Bahia Informa – O site que mais cresce na Bahia.

Fonte: G1

Posts recentes

Ver tudo
Temporal provoca alagamentos em Poções

Um forte temporal atingiu o município de Poções na tarde de sábado (3) e provocou alagamentos em diversos pontos da cidade. Em menos de três horas, o volume de chuva acumulado chegou a 80 milímetros,

 
 
 

Comentários


bottom of page