CARTA ABERTA AO POVO DE AMERICA DOURADA.
top of page

CARTA ABERTA AO POVO DE AMERICA DOURADA.


É com muito respeito que me dirijo aos munícipes de MINHA TERRA para lhes comunicar o que se segue.


Em 2016, o meu nome foi posto em apreciação para concorrer à vaga do executivo municipal de forma inusitada, meio casual, pois, não era um desejo antigo. Surgiu pelo anseio da necessidade de buscar uma nova direção que trilhasse o nosso município rumo ao desenvolvimento.


Ao me tornar prefeita em 2016, para o quadriênio 2017/2020, deparei-me com situações impossíveis de serem qualificadas. Portanto, só me cabe dizer aqui que o município de América Dourada encontrava-se inadimplente e sem nenhuma credibilidade perante funcionários e fornecedores, além de órgãos diversos nas esferas - Estadual e Federal.


Passamos aproximadamente dois anos e meio organizando a casa e buscando inserir o município num cenário diferente, onde pudesse se destacar de forma positiva, com a reabertura das portas que tinham sido fechadas. Para isso, retomamos todas as obras paralisadas; fizemos aporte de contrapartidas de convênios que não tinham sido honrados; negociamos um débito estratosférico com o INSS e o deixamos apto a conveniar novamente, e, inclusive, apto a buscar financiamentos.


Como foi difícil! Quantos desafios enfrentamos! Quantas vezes a minha competência e da minha equipe foi posta à prova! E, tudo por termos adotado uma postura ética que nos fez correr atrás do prejuízo, ao invés de perder tempo jogando lama em ventiladores.


Eu senti na pele, junto com a ala feminina que compõe a equipe de governo, o preconceito e o machismo, que, embora disfarçados, atingiu-nos em cheio.


O governo ainda não chegou ao fim. Só digo que "senti" e "atingiu”, porque ficou no passado. Hoje, depois de tanto empenho e dedicação, a realidade é outra, pois alcançamos o nosso objetivo. Somos um governo reconhecido pela seriedade, honestidade e transparência.


Considerando que passamos mais da metade do mandato regularizando pendências e ainda relutando contra resistências ao nosso projeto de governo que, por diversas vezes, ficou engessado, sendo, porém, que o nosso balanço é muito positivo.


Contudo isso, lamento profundamente por aquelas pessoas que por razões particularizadas ou por outros motivos alheios ao nosso conhecimento, não nos abraçaram e não compreenderam o nosso modo de administrar.


Sonhei tanto em compartilhar a minha visão de governo, onde tão somente prevaleceria o cumprimento dos princípios da administração, governando para todos, sem privilégios e sem interesses pessoais, trazendo benefícios comuns. Porém, confesso que a incompreensão me fez sozinha em diversas situações, pesou... já hoje, não mais.


Tentaram me fazer pensar que o certo é errado; tentaram, a todo custo, marcar o nosso governo de forma negativa. Tentativas vãs, pois, apesar das falhas características de um governo que trabalha e desafia, temos a consciência de que os maiores problemas são os vícios e a politicagem rasteira, onde prevalecem apenas os interesses próprios.


Há muitas especulações sobre a minha ida ou não para a reeleição, sendo que eu sempre estive certa do que eu realmente quero. Nunca tive a intenção de fazer carreira política, muito menos usá-la para usufruir do erário público. Quando pude, defendi, junto à UPB, um mandato de 06 anos, por ser contraria a reeleição.

As situações expostas, em nada influenciaram na minha decisão. Mencionei-as tão somente no intuito de mostrar que não havia necessidade de engessarem um governo que só pretendeu erguer um município arruinando pela incapacidade de gestão.


O que pesa na minha decisão é a família, principalmente no que diz respeito aos meus filhos - Paloma e Pablo; minha mãe Netinha, com seus 84 anos e a minha saúde. Nos últimos anos eu tenho vivido para América Dourada. Não priorizei a rotina familiar e muito menos cuidei da minha própria saúde, como deveria. Tudo isso por encarar com muita responsabilidade o exercício a mim confiado pelo POVO.


Diante de tudo exposto, informo aos munícipes de América Dourada, em especial ao meu grupo político, que não irei para a REELEIÇÃO.


Na última quinta-feira (12), estive com o Senador Otto Alencar, líder do PSD, partido em que estou filiada e sou presidente, e, informei-o sobre a minha posição na política. O mesmo dispensou justificativas, reconhecendo o nosso mandato e me assegurando a continuidade na presidência do partido.


Agora, é hora de externar os meus agradecimentos ao POVO que me concedeu o mandato e a cada pessoa que confia no nosso trabalho; que torce e que se empenha para o sucesso da gestão. Deus abençoe a cada um de vocês.


Agradeço aos vereadores que trilharam comigo para que pudéssemos garantir a vitória em 2016. Mesmo tendo algumas alianças dissipadas ao longo do caminho, eu reconheço a importância de cada um. Obrigada pelos momentos em que pudemos compartilhar experiências e trabalhar juntos para o progresso do Município. Ainda temos um bom tempo pela frente.


Hoje os rumos políticos situacionistas estão sob responsabilidade e condução do ex-prefeito Agnaldo Lopes, um dos maiores líderes políticos de América Dourada, a quem também agradeço por ter me apoiado em 2016.


Não estarei alheia ao processo eleitoral, contudo, sigo até 31 de dezembro de 2020, fazendo gestão pública como deve ser, sempre empenhada em promover qualidade de vida e bem estar social para o POVO de América Dourada.


Que Deus nos abençoe para que tenhamos sabedoria na condução do processo eleitoral e que o próximo gestor continue mantendo o município no nível em que ora se encontra, apto a celebrar convênios em qualquer instância de governo e de alçar vôos cada vez mais altos.


Gratidão a todos, e, o meu mais profundo respeito a cada munícipe; a cada representante do legislativo municipal; aos funcionários; fornecedores e parceiros. Enfim, a cada um que de alguma forma participa do processo político/administrativo.


Muito obrigada!


ROSA MARIA DOURADO LOPES

Prefeita Municipal.

 

bottom of page