Chikungunya dispara na Bahia com aumento de 287%
- Lucas Souza Publicidade

- há 18 horas
- 1 min de leitura
A Bahia registrou um aumento de quase 287% nos casos prováveis de chikungunya em 2026, na comparação com o mesmo período do ano passado. Até 3 de agosto, foram contabilizados mais de 7.500 casos prováveis da doença no estado. Em 2025, eram menos de 2 mil ocorrências no mesmo período.
A chikungunya é a arbovirose que apresentou o maior crescimento de casos na Bahia neste ano. Ao todo, 181 municípios baianos notificaram ocorrências da doença e uma morte foi confirmada.
Entre as cidades com maior coeficiente de incidência, superior a 100 casos prováveis para cada 100 mil habitantes, está Alagoinhas, a cerca de 120 km de Salvador. O município registrou mais de 2.250 notificações, o que corresponde a cerca de 2% de toda a população da cidade.
Em Salvador, a alta da chikungunya também foi expressiva. Até julho deste ano, foram confirmados 308 casos da doença. No mesmo período de 2025, eram 28 registros, representando um crescimento de mais de 1.000% em um ano.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, as regiões do Subúrbio e de Itapagipe concentram o maior número de casos de chikungunya na cidade. Nesta quinta-feira (13), uma ação foi realizada no bairro do Rio Vermelho, onde agentes vistoriaram imóveis e eliminaram recipientes que poderiam acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti.
A chikungunya pode causar febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, dores musculares e manchas vermelhas na pele. A prevenção depende principalmente da eliminação de água parada, onde o mosquito se reproduz.
Fonte: G1 Bahia
















Comentários