Coluna de Zé da Virgens: JÁ É SÃO JOÃO, ASSIM É A TRADIÇÃO
- Lucas Souza Publicidade
- 21 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
No mês de junho têm os dias, dos namorados, Santo Antônio ( santo casamenteiro ) São João e São Pedro. É um mês seco e frio no sertão semiárido, região da caatinga no nordeste brasileiro.

UM POUCO DE HISTÓRIA DAS FESTAS JUNINAS
Nesta época do ano o que se via era a explosão da
natureza, a celebração da fertilidade da terra e da colheita . "Os grupos humanos realizavam grandes festividades. Eram festas comunitárias com ensaios de quadrilhas, músicas de matriz forrozeira, muita alimentação, bebidas típicas, muita alegria e as fogueiras para aquecer no frio. Foi o que deu origem às festas juninas que a gente conhece no Brasil e em outras partes do mundo."
E neste São João? A cidade de Irecê na Bahia é uma das mais preferidas e contará com a presença do governo do estado e nosso governador Jerônimo Rodrigues, durante toda programação no primeiro dia da maior festa junina baiana.
Sendo assim, curta o São João onde estiver, pois farei o mesmo, nos meus limites, aqui por Irecê - que realiza a partir de amanhã, quarta feira ( 21 de junho ), um dos maiores e melhores São Joões do Brasil. Em Irecê as festas começam com o desfile em carroças puxadas por jegues, burros e cavalos. É um show organizado pela prefeitura, através da rede municipal de educação, que termina envolvendo e contagiando pessoas e famílias inteiras de todos os seguimentos sociais. É lindo e aberto à participação do público no cortejo, com muita música apropriada. Em seguida tem o corredor do forró, que leva o público à cidade do São João - uma área central na cidade de Irecê, com barracas, palcos, barracão do forró, muitos shows e um povo lindo, que se abraça e acolhe visitantes e turistas.
Zé das Virgens - ex prefeito de Irecê, conselheiro do governo municipal Elmo Vaz, e assessor do deputado Ricardo Rodrigues.
Comments