Concurso SEC – BA 2015: Professor.
top of page

Concurso SEC – BA 2015: Professor.

Durante a cerimônia de abertura do ano letivo da rede estadual de ensino, na manhã de ontem, no auditório do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, em Salvador, o governador, Rui Costa, anunciou a realização de um novo concurso público para professores ainda este ano e um adicional para incentivar estes profissionais a ficarem mais tempo em sala de aula.

“Vamos realizar o concurso público para professores do estado. No entanto, como se trata de processo demorado, já solicitei, junto ao secretário, um concurso Reda para que possamos substituir todos os PSTs (Prestadores de Serviço Temporário), que é uma forma de contratação mais precária”, disse o governador. Para ele, a maioria dos professores deve ter seu regime inicialmente transformado em Reda. Já outros PSTs, que estão sob licença médica, terão seus casos analisados. “Isso vai dar um tratamento melhor mais respeitoso e que traz mais tranquilidade não só para as escolas, como aos profissionais “, frisou. Outra novidade é com relação ao adicional de permanência para que os professores ganhem um incentivo a mais para ficar nas salas de aula, principalmente os que possuem mais tempo de serviço.

As novidades podem ajudar a melhorar uma realidade no ensino do estado. Segundo o Secretário de Educação, Osvaldo Barreto, há um déficit de cinco a seis mil professores nas escolas baianas. “Com essas medidas, o governador pretende acabar com a precarização da rede de educação. Nós estamos preparando os estudos e logo teremos uma dimensão das reais necessidades”, disse.

Segundo Barreto, o principal objetivo, com essas novidades, é a estabilização deste quadro. “O que se visa com a contratação de professores é o equilíbrio. Vemos o professor como a figura central no processo educacional. Ele é fundamental. Nós temos que ter um quadro estável para que ele seja mais bem preparado ao desenvolver suas funções”, finalizou.

[divider]

Com informações do Tribuna da Bahia

bottom of page