Encontro Estadual de Cooperativas acontece em Salvador nos dias 18 e 19 de outubro.
top of page

Encontro Estadual de Cooperativas acontece em Salvador nos dias 18 e 19 de outubro.

Representantes cooperativistas de todo o estado participarão nos dias 18 e 19 de outubro de 2018 do V Encontro Estadual de Cooperativas Baianas – Bahiacoop, que será realizado no Hotel Fiesta Convention Center, em Salvador. Cerca de 300 participantes estarão presentes durante os dois dias do evento, com o objetivo de disseminar a cultura da cooperação, fomentar o potencial das cooperativas para a realização de negócios e aprimorar a relação entre cooperativas e seus cooperados. 

O evento, que nesta edição tem como tema “Os desafios das Cooperativas na organização dos seus quadros sociais”, contará com a presença de figuras importantes do cenário cooperativista, como a do Presidente da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, Ariel Guarco. O argentino, que estará pela primeira vez no Brasil após ser eleito Presidente da ACI, participará da cerimônia de abertura com a palestra magna “Pertencimento Cooperativista: União Capaz de Mudar o Mundo”.  

Em um diálogo sobre gestão, planejamento e valores do Cooperativismo, também estarão no time de palestrantes do V Bahiacoop: o líder cooperativista nacional, João Paulo Koslovski, a assessora de ação educativa da Lar Cooperativa (PR), Carmem Teresa Zagheti, e o filósofo e colunista do Jornal Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé.  

Cooperativas baianas que desenvolvem boas práticas de gestão e governança em suas áreas de atuação também serão destaque no evento. São elas: Sicredi (Itabuna), Sicoob Cooperbom (Salvador) e a Coopeb (Barreiras) que apresentarão casos de sucesso e intercooperação.  

O V Bahiacoop é promovido pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia – OCEB, junto com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia – Sescoop/BA, com patrocínio da Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB e apoio da MundoCoop. As inscrições para o evento podem ser realizadas por meio do site  http://www.eventos.bahiacooperativo.coop.br

Cooperativismo em crescimento

O cooperativismo tem crescido a cada ano e mostra saldos positivos do seu desenvolvimento, mesmo com a crise. De acordo com dados da OCB de 2017, existem no país 6.887 cooperativas funcionando em 13 segmentos, que congregam mais de 14,2 milhões de cooperados e geram 390.110 mil empregos diretos.  

Em 2016, a economia brasileira registrou queda de 3,6%, após já ter encolhido em 3,8% um ano antes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já o Produto Interno Bruto (PIB) baiano teve uma queda de 4,9% em 2016 ante 2015, de acordo com a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). Apesar desse cenário negativo, as cooperativas baianas cresceram 7,47% em relação a 2015, representando um patrimônio total na casa dos 3,4 bilhões de reais. 

Esses dados positivos do cooperativismo baiano apontam que, apesar da recessão econômica do país, as cooperativas, em 2016, tiveram bom desempenho, garantindo aos seus cooperados a divisão das sobras, já que nas cooperativas os donos são aqueles que a elas se associam de forma livre e voluntária e usufruem de seus resultados. 

Serviço: V Bahiacoop 

Dias: 18 e 19 de outubro de 2018 

Local: Fiesta Convention Center – End.: Antônio Carlos Magalhães, 741 Itaigara, Salvador, BA 

Horário: 18/10 – A partir das 18h e 19/10/2018 – 08h às 17h30 

bottom of page