Expansão imobiliária em Irecê
top of page

Expansão imobiliária em Irecê

Por Josiel Barros

De vocação agrícola à polo comercial, Irecê se tornou exemplo de resiliência e convivência com seca.


Foto: Site Prefeitura Municipal de Irecê

Cidade encravada no alto semiárido da Bahia, Irecê surgiu a partir do povoado de nome Caraíbas. Desde então, não parou mais de crescer. Apesar de todas as intempéries enfrentadas, notadamente a convivência com a seca, tem destino de cidade grande e promissora metrópole. Tornou-se polo comercial para as mais de vinte cidades da microrregião

A cidade que cresce: “Pela água, à tona d'água, à mercê da corrente” assim significa a grande cidade de Irecê no sertão da Bahia.

Ela se expande em todas as direções. Cercada por cinco cidades polo, São Gabriel, Presidente Dutra, Ibititá, Lapão e João Dourado parece ser esse o limite de crescimento de Irecê. Com a construção do anel viário novos loteamentos têm surgido ao longo da nova via que guarda proximidade com a cidade de Lapão e novos bairros são abertos em áreas antes destinadas a agricultura e que hoje servem de expansão imobiliária.


Cresce também em uma das áreas da sua vocação. O pujante comércio de ano todo que sobrecarregou o centro comercial e transbordou para ruas e bairros adjacentes. Da praça do feijão, rua 1º. De janeiro, Santos Lopes e bairros como Caminho das Árvores e entorno do estádio Joveniano Dourado são alcançados por casas comerciais.


A agricultura de subsistência deu lugar a extensas áreas irrigadas com cebola, cenoura, beterraba, tomate, milho e feijão abastecendo todo o nordeste e parte do Brasil, fazendo do hortifrutigranjeiro a segunda vocação comercial da cidade.


Por outro lado, Irecê se destaca na área educacional com suas muitas escolas secundaristas e escolas técnicas como a CEFAI-Centro de formação e acompanhamento e o IFBA-Instituto Federal da Bahia. No nível superior, faculdades de graduação das mais importantes áreas de ensino se estabelecem na cidade com engenharia, direito e medicina entre tantos outros cursos provendo profissionalização de alto nível aos milhares de jovens de toda a região.


Na medicina a rede pública oferta grande quantidade de vagas e atendimento no Hospital Regional, UPA-Unidade de pronto atendimento e USF-Unidade de saúde familiar. A rede hospitalar privada oferece atendimento de medicina de ponta e tratamento de qualidade nas diversas especialidades. Clínicas de imagens, cirurgias a laser, diagnósticos e tratamentos especializados. Irecê acolhe toda demanda médica da região, e, os casos graves são encaminhados para Salvador.


A cidade que cresce pela força do seu povo, sua vocação agrícola e que soube agregar valor enfrentando a aridez do clima seco e descobrindo a riqueza das águas subterrâneas.

bottom of page