top of page

Israel e a Palestina, parte 1

Por Josiel Barros

ree

A pequena faixa de terra localizada no Oriente Médio é alvo de disputas milenares. Mas, a quem pertence aquelas terras?


A tradição judaica dá conta de quatro mil anos a relação do povo hebreu com a terra da Palestina. Segundo a Torá, Yawhe, o único e verdadeiro Deus se apresentou a Abrão na cidade de Ur dos Caldeus e o fez sair em direção à Terra Prometida. Errante, peregrinou por terras desconhecidas, levantado altares e perseguindo a promessa sem contudo possuí-la.

Quatrocentos anos depois, o libertador Moisés faria cumprir a promessa, se bem que ele morreu em pleno deserto, cabendo a Josué, seu sucessor, a missão de levar o povo escravizado do Egito a ter uma pátria, a terra que manava leite e mel.

Por volta dos Mil anos a.C, David assumiu o trono de Israel e funda a cidade de Jerusalém. Estabeleceu ali o seu trono, isto por volta mil anos A.C.

Por diversas vezes, o povo judeu passou por diásporas, retiradas forçadas da terra, sendo as duas mais importantes: o exílio babilônico e a destruição de Jerusalém com o Templo, pelos romanos na época de Nero, o imperador.

Desde então, os judeus se espalharam pelo mundo, por mais de cem países, tendo os EUA, Estados Unidos da América como porto seguro para 83% deles.

Rebeliões judaicas contra imposições de Roma se sucederam ao longo dos três primeiros séculos, sendo sufocadas e reprimidas e envolvendo um novo elemento religioso os chamados cristãos, perseguidos até o surgimento de Constantino no século IV que apaziguou o império. Um pouco antes, no ano de 135 d.C, o imperador Adriano sufocou a rebelião judaica liderado por Bar Kochba e, em represaria mudou o nome da província da Judeia para Síria-Palestina


Logo após, começaram a chegar à região escravos vindos da África Subsaariana trazida por árabes passando a viver na Palestina até o surgimento do personagem mais importante na agregação de povos em torno da religião, Muḥammad, ou Maomé.

O profeta Maomé que nasceu em Meca em 570 d.C e fundou a religião do Islã, uma religião monoteísta cujo Deus é denominado de Alá. Ao escrever o Alcorão, livro sagrada para os muçulmanos, seguidores do islã, implantou uma nova fé e estabeleceu princípios que rivalizam com o judaísmo e cristianismo e. além de Meca, cidade onde nasceu; Medina onde foi enterrado, uma outra cidade tornou-se o centro de peregrinação e a terceira cidade sagrada pelos seguidores de Alá. Maomé teria sido transportado por uma criatura mítica, Burak, um animal alado que o levou à noite até Jerusalém onde teria sido assunto ao céu em uma escada milagrosa, Maomé nunca esteve pessoalmente em Jerusalém.

Em 715 d.C, na primeira dinastia mulçumana, a Omíadas, por ser o império muito vasto e Jerusalém estava longe dos centros religiosos, eles trouxeram a fé para mais perto, construído duas mesquitas no monte do antigo Templo de Salomão: o Domo da Rocha de cúpula dourada e a Al Aqsa citada no Alcorão e estão no centro de todos os protestos de Judeus e Mulçumanos. Foi por esse tempo que os palestinos se estabeleceram em Jerusalém.

Comentários


bottom of page