João Dourado: Polêmica sobre o ônibus do TFD.
top of page

João Dourado: Polêmica sobre o ônibus do TFD.

A última polêmica em João Dourado é sobre o novo ônibus, ou melhor, micro-ônibus que a atual gestão de R. Cardoso adquiriu para realizar o transporte de pacientes que fazem tratamento em Salvador.


Para alguns, seria a conclusão de um processo de aquisição do período do saudoso Prefeito Dr. Celso, falecido em 23 de setembro de 2020. Para outros, uma ação totalmente nova e sob responsabilidade do grupo que assumiu o poder em janeiro de 2021.


Os documentos públicos demonstram que nenhum dos lados está totalmente correto e nem tampouco errados.








Como demonstra a Lei Municipal nº 581/2020, sancionada pelo saudoso prefeito, houve autorização da Câmara, durante seu governo, para realizar operação de crédito no valor de R$600.000,00 (seiscentos mil reais). Que se referia exatamente ao valor do veículo de transporte para o TFD.


Houve até mesmo o contrato para adquirir este veículo:




Portanto, parece ter razão aqueles que entendem que a atual aquisição já estava programada na gestão de Dr. Celso.


Mas ao observar mais atentamente o veículo que foi entregue este ano ao município, não condiz com o que foi negociado no antigo governo do PT. É necessário distinguir os diferentes tipos de veículos. Afinal, há uma enorme diferença entre um ônibus e um micro-ônibus.


E a atual gestão que tem como responsável legal a Sra. Rosângela procurou a compra de um micro-ônibus, algo mais próximo de uma van, do que de um verdadeiro ônibus. Foi assim que iniciou o processo em 31 de Maio de 2021, forma de pagamento 54 parcelas, a 1º em 10/02 do próximo ano.



E contratou por R$ 380.000,00 (trezentos e oitenta mil reais) uma grande van, que usará para levar pacientes e acompanhantes para Salvador.


Só em observar os documentos públicos, é possível afirmar que de fato não se trata da realização do sonho de Dr. Celso em dar mais conforto e segurança aos pacientes de João Dourado. O ônibus que ele pretendia contratar permitiria fazer uma viagem longa sem o desconforto de diversas paradas, já que continha banheiro. Além disso oferecia dignidade aos deficientes físicos, com adaptação para cadeira de rodas.


Certamente este micro-ônibus é mais a cara da atual gestão, cuja expectativa é que seja micro também no tempo que vai durar.

bottom of page